AMER3 salta 22% e é, de longe, destaque positivo do Ibovespa; PETZ3 cai 7%
O Ibovespa (IBOV) seguiu o movimento dos mercados internacionais e encerrou esta segunda-feira (22) em queda de 0,89%, a 110.500,53 pontos.
A baixa do dia reflete a postura arisca que os investidores passaram a adotar em relação ao ritmo de aperto que o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, deve adotar nos próximos anos.
Temores de uma postura mais agressiva para conter o avanço da inflação americana aumentaram após a divulgação da ata da última reunião com autoridades monetárias do país.
As ações da Petz (PETZ3) marcaram a quinta baixa seguida após recuar 7,07%. Embraer (EMBR3) e Hapvida (HAPV3) caíram mais de 4%, enquanto as maiores quedas de varejo e tecnologia vieram por Grupo Soma (SOMA3), com perdas de 4,15%, e Méliuz (CASH3), caindo 4,84%.
A Americanas (AMER3) foi, de longe, a ação que mais avançou nesta segunda. A companhia disparou 22,49% na Bolsa, com o papel cotado a R$ 15,96, após anunciar que Sergio Rial, ex-presidente do Santander (SANB11), passará a ser o CEO do grupo em 2023. Essa será a primeira troca no comando da companhia em 20 anos.
A Petrobras (PETR3;PETR4) conseguiu reverter a trajetória negativa e fechou em alta de 1,59% (ordinária) e 2,14% (preferencial). Os acionistas da companhia aprovaram na sexta (19) os oito membros do conselho de administração, incluindo duas indicações do governo Ricardo Soriano e Jônathas Castro que haviam sido vetadas pelo Comitê de Elegibilidade e pelos atuais conselheiros.
A Vale (VALE3) recuou 1,46%, apesar da recuperação do minério de ferro. Os papéis da CSN (CSNA3) e de sua controlada CSN Mineração (CMIN3) apresentaram desvalorização de 3,32% e 2,14%, respectivamente.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.