AMD (A1MD34) fecha compra da Xilinx em acordo de US$ 50 bilhões
A AMD (AMD; A1MD34) anunciou nesta segunda-feira que finalizou a compra empresa de chips Xilinx em um acordo avaliado em cerca de 50 bilhões de dólares.
O fechamento do negócio vem logo após a Nvidia abandonar planos de comprar a ARM citando obstáculos regulatórios.
A transação da AMD avançou com todas as aprovações necessárias para a aquisição, disse a companhia.
O acordo, anunciado em outubro de 2020, foi originalmente avaliado em 35 bilhões de dólares, mas o aumento do valor das ações da AMD elevou o preço, de acordo com a companhia.
A compra da Xilinx ajuda a AMD a “capturar uma parcela maior da oportunidade de mercado de aproximadamente 135 bilhões de dólares que vemos em dispositivos de ponta, computação em nuvem e dispositivos inteligentes”, disse Lisa Su, presidente-executiva da AMD, em comunicado.
A transação ocorre no momento em que a AMD intensifica batalha com a Intel no mercado de chips de data center. A empresa combinada terá mais de 15 mil engenheiros e uma estratégia de fabricação totalmente terceirizada que depende muito da TSMC.
A AMD tem sido a principal rival da Intel para chips de processamento central (CPUs) no mercado de computadores pessoais.
Su liderará a empresa combinada como presidente-executiva, com o presidente da Xilinx, Victor Peng, liderando o recém-formado grupo Adaptive and Embedded Computing
As empresas esperam que o acordo gere 300 milhões de dólares em economia de custos.