Dívidas

Ambipar (AMBP3) vai renovar frota vendendo usados e alugando novos; veja como isso impacta finanças da empresa

15 ago 2024, 20:39 - atualizado em 15 ago 2024, 20:39
Ambipar, AMBP3, BTG Pactual, BPAC11, Mercados, Empresas, Radar do Mercado
Ambipar vai vender máquinas e veículos usados e alugar novos (Imagem: Divulgação/Ambipar)

A Ambipar (AMBP3) fechou dois acordos para renovar sua frota de máquinas e equipamentos, movimento que vai impactar principalmente o nível de endividamento da companhia.

Isso porque a Ambipar vai vender máquinas usadas para duas empresas de locação de equipamentos pesados. E para renovar a frota, vai locar ativos destas mesmas companhias.

CONFIRA: Proventos da Itaúsa (ITSA4) vêm quase todos do Itaú (ITUB4); analista explica se vale a pena investir na holding ou ‘direto na fonte’

Um dos acordos envolve a Addiante, empresa resultante de uma joint venture entre os grupos gaúchos Randon (RAPT4) e Gerdau (GGBR4).

A Addiante vai comprar os veículos usados da Ambipar, com o compromisso de que a locadora renove a frota alugando veículos zero quilômetro.

Essa substituição vai acontecer de forma escalonada, e a Addiante tem um prazo de dois anos para finalizar a substituição.

O segundo acordo é com a CHG-Meridian, e envolve a renovação de equipamentos de linha amarela, como máquinas de terraplanagem.

A operação é parecida com aquela fechada com a Addiante, também com prazo de 24 meses para finalizar a renovação. Neste caso, todas as máquinas serão da fabricante norte-americana John Deere.

Segundo a Ambipar, as operações fazem parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia. A estimativa da Ambipar é que os recursos recebidos com a venda das máquinas e veículos vai reduzir a relação dívida líquida/Ebitda para 2,4 vezes. Ao final do segundo trimestre de 2024 (2T24), essa alavancagem estava em 2,82 vezes.

A companhia ainda avalia repetir esse modelo de renovação de frota nas suas operações na América do Norte e nos demais países da América Latina.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-Chefe do Money Times
Jornalista formado na Unesp, tem 20 anos de experiência na profissão e atualmente é editor-chefe do Money Times, com passagens por DCI, Gazeta Mercantil, Agência Estado/Broadcast, Seu Dinheiro, TC Mover e Folha de S. Paulo
renato.carvalho@moneytimes.com.br
Jornalista formado na Unesp, tem 20 anos de experiência na profissão e atualmente é editor-chefe do Money Times, com passagens por DCI, Gazeta Mercantil, Agência Estado/Broadcast, Seu Dinheiro, TC Mover e Folha de S. Paulo
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar