BusinessTimes

Ambipar (AMBP3) tem lucro líquido de R$ 49 milhões no 1T22

16 maio 2022, 15:57 - atualizado em 16 maio 2022, 15:57
Ambipar lucro
Ambipar divulga Ebitda consolidado de R$ 204 milhões (Imagem: Divulgação/Ambipar)

A Ambipar  (AMBP3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 49 milhões no primeiro trimestre (1T22), segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (16), antes da abertura do mercado. O lucro líquido dos últimos doze meses foi de R$ 186 milhões, aumento de 176% comparando com o mesmo momento do ano anterior.

A receita líquida consolidada totalizou R$ 766 milhões no 1T22 e R$ 2,4 bilhões nos últimos doze meses.

O Ebitda consolidado do 1T22 atingiu R$ 204 milhões.Já a margem Ebitda (Ebitda sobre a receita líquida) ajustada atingiu 26,6% nos três primeiros meses do ano, baixa de 1 ponto percentual (pp) frente à margem que foi registrada no 1T21.No acumulado dos últimos doze meses, o Ebitda atingiu R$ 648 milhões, representando um crescimento de 182% em relação ao acumulado de 12 meses encerrados em março. Já a margem Ebitda ficou em 26,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retorno de Capital da Ambipar cresce 1,8 ponto

Quando se trata de custos e despesas consolidadas, atingiram R$ 560,7 milhões e R$ 1,8 bilhão nos últimos doze meses.Segundo a companhia, esses valores demonstram a estratégia de crescimento do grupo por meio de aquisições. Quando se consideram apenas as despesas gerais e administrativas, o total foi de R$ 38 milhões no primeiro trimestre.

O resultado líquido financeiro registrou despesas de R$ 60,4 milhões no 1T22.Esse aumento é resultado do nível de endividamento da empresa neste início de ano, de R$ 2,2 bilhões , combinado com o aumento do CD, desse período, e as emissões de duas debêntures em janeiro.

O retorno de capital investido ( ROIC, sigla em inglês) foi de 23,2% no primeiro trimestre, um aumento de 1,8 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto o indicador de alavancagem financeira, que é medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado , ficou em 2,8 vezes em março de 2022, alta de 0,3 vez em relação ao mesmo período de 2021.

Segundo a empresa, ela apresentou “um sólido resultado financeiro, com crescimento orgânico e aquisições estratégicas que complementam o portfólio de serviços e aumentam a capilaridade geográfica de atendimento.”