ESG

Ambipar (AMBP3): Plataforma abre portas para mercado de créditos de carbono no Brasil

17 ago 2022, 12:37 - atualizado em 17 ago 2022, 12:37
João Valente, Diretor de ativos digitais da Ambipar
O diretor de ativos digitais da Ambipar, João Valente, comemorou o engajamento em torno da Ambify. (Imagem: Divulgação/Ambipar)

A Ambipar (AMBP3) lançou há quase oito meses a plataforma Ambify, aplicativo que possibilita a redução e compensação da emissão de carbono por parte de pessoas físicas. E o balanço da empresa em relação ao engajamento em torno do projeto é positivo.

O diretor de ativos digitais da Ambipar, João Valente, ressalta que a iniciativa nasceu com dois grandes desafios. O primeiro, o mercado de crédito de carbono, que é pouco explorado culturalmente e educacionalmente. O outro desafio é o de desbravar a tokenização que, segundo ele, ainda é incipiente no Brasil.

“Um projeto pioneiro de dar às pessoas físicas a popularização do crédito de carbono requer ultrapassar alguns desafios. Um deles é esse da informação. Estamos investindo bastante em cultura, informação, em saber o que é o Ambify e suas possibilidades”, explica Valente.

Engajamento das empresas

O diretor da Ambipar comemora o interesse não apenas das pessoas físicas. CNPJs de grandes companhias também têm buscado mais informações a respeito do mercado de crédito de carbono.

Uma destas empresas é o Bradesco. O banco utilizou os serviços da Ambify para permitir que os clientes pudessem calcular e neutralizar as emissões de carbono a partir do próprio aplicativo.

Valente acrescenta que outros setores já estão em contato direto com a Ambify.“Já estamos com vários setores: transportes, alimentícios, financeiro”, enumera. “Várias companhias relevantes dentro do mercado aqui e internacional também estão desenvolvendo essas APIs (interface de programação) para poder plugar”, revelou.

Ambipar e Ambify contra o greenwashing

Uma das preocupações da Ambipar com relação ao lançamento da plataforma era a questão da transparência com relação aos créditos de carbono.

Por este motivo, Valente revela que a Ambify ficou algum tempo na prancheta até que todas as lacunas fossem preenchidas. O foco era evitar qualquer possibilidade de greenwashing – termo que se refere à utilização de projetos ambientais mais como instrumento de marketing do que na prática.

Para garantir segurança e transparência nas transações dos usuários, o aplicativo utiliza tecnologia blockchain. Já os créditos comprados são certificados pelo VCS, padrão de certificação internacional da Verra – que valida mais de 70% dos créditos de carbono do mercado voluntário global.

Cada crédito certificado pelo VCS possui um “serial number” rastreado, que é retirado de circulação assim que aposentado. A transparência e integração da iniciativa da Ambipar recebeu elogios da Verra, atestando que a plataforma cumpre 100% das exigências.

“Ficamos muito contentes com esse anúncio da Verra, pois significa que estamos fazendo direito e que já nos antecipamos a alguns problemas que possam existir no mercado”, afirmou João Valente.

Ambipar: NFT à vista?

Diante do sucesso da iniciativa, a Ambipar já mira os próximos passos no setor de ativos digitais. Afinal, não é novidade que a empresa sediada em Nova Odessa, no interior de São Paulo, é inquieta.

A Ambipar traz em seu business a busca pela inovação e crescimento constante.Prova disso é que na última semana a empresa anunciou a compra da empresa canadense Ridgeline, a 13ª aquisição recente apenas na América do Norte.

“A Ambipar tem uma dinâmica muito grande no mercado, com todo tamanho que ela tem. É pioneira e conseguiu enxergar uma oportunidade de trabalhar dentro dos ativos digitais”, exalta o diretor.

Para ele, o foco da empresa nos ativos digitais é trabalhar de forma precursora e contribuir para o meio ambiente dentro do núcleo de governança socio-ambiental (ESG, na sigla em inglês) da companhia. “Não dá para desprezar um mercado de US$ 3, US$ 4 trilhões ”, lembra Valente.

Sem dar detalhes, ele conta ainda que a empresa está olhando para o metaverso. Com isso, novas iniciativas podem aparecer em breve.

“Estamos olhando metaverso, olhando NFTs como uma forma de assinatura. Essas vertentes estão dentro do radar da Ambipar”, vislumbra.

Saiba mais

A Ambify é um projeto que permite a pessoas físicas calcularem e compensarem suas emissões de carbono, através de um aplicativo, de forma simples e acessível.

Diferente de outros apps, a Ambify permite que o usuário fracione toneladas de carbono em quilos. É possível, por exemplo, compensar uma viagem ou até mesmo pagar centavos para compensar uma refeição.

A ideia do projeto é conectar pessoas ao processo de transformação em direção a uma economia mais verde e de baixo carbono.

Além disso, é possível comprar Ambify para compensar no futuro. Em toda a compensação, a Ambify destina um percentual do valor, sem custo adicional ao usuário, para projetos sociais em uma das instituições parceiras da Ambipar.

Os créditos são gerados por projetos que ajudam a manter florestas e reduzir as emissões de gás carbônico por desmatamento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
juan.rey@empiricus.com.br
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar