Ambipar (AMBP3) lança projeto para reciclagem e valorização de resíduos no Chile
A Ambipar (AMBP3) anunciou que a Disal Ambiental, uma das empresas do grupo, iniciou a construção do Projeto GIRI localizado na cidade de Santiago, no Chile.
O GIRI será a uma planta de classificação, pré-tratamento e preparação para reciclagem e valorização de resíduos com capacidade de 60 mil toneladas por ano, com faturamento líquido potencial de US$ 8 milhões e margem ebitda potencial de 70% ao ano.
Segundo a companhia, o investimento total do projeto será de, aproximadamente, US$ 18 milhões e a entrada em operação está prevista para o primeiro trimestre de 2023.
O projeto visa endereçar novas tendências em gestão de resíduos e políticas públicas ambientais do Chile, conforme estabelecido pela lei de responsabilidade estendida do produtor, que visa garantir a recuperação dos resíduos industriais e domésticos separados na origem, especialmente os recicláveis.
A Ambipar diz que estuda desenvolver mais quatro pequenos projetos GIRI em áreas com atividade industrial em torno das capitais regionais do norte, centro e sul do Chile, com o objetivo de facilitar a separação e valorização do resíduo, sem a necessidade de transporte do mesmo.
Para a companhia, o projeto está em linha com a estratégia de expansão e inserção de novas tecnologias e serviços na América Latina, através de soluções completas de gestão, valorização dos resíduos, transformação em novos produtos reciclados.
Veja o comunicado da Ambipar: