BusinessTimes

Ambiente competitivo mais acirrado criará dificuldades para Via Varejo no curto prazo

09 fev 2021, 12:47 - atualizado em 09 fev 2021, 14:04
Via Varejo Ponto Frio Casas Bahia Extra.com.br
Para a XP Investimentos, a Via Varejo ainda tem muito a crescer no meio digital, mas os fortes investimentos dos principais competidores do setor devem criar desafios à varejista em 2021 (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

Um cenário competitivo mais desafiador deve criar dificuldades para a Via Varejo (VVAR3), avaliou a XP Investimentos. Apesar de ver grande potencial de alta para as ações, os analistas acreditam que ficará mais difícil para a companhia entregar seu turnaround em meio a um ambiente de competição mais acirrado.

“Embora vejamos muito potencial de crescimento, tanto no canal físico quanto no digital, acreditamos que a empresa pode decepcionar as expectativas dos investidores devido a obstáculos de curto prazo, principalmente relacionados a um ambiente competitivo mais desafiador”, comentou a equipe de análise de Varejo da corretora.

Na avaliação da XP, a Via Varejo ainda tem muito a crescer no meio digital, mas os fortes investimentos dos principais competidores do setor devem criar desafios à varejista em 2021.

Nomes como B2W (BTOW3) e Amazon estão oferecendo condições mais atrativas para vendedores e uma variedade maior no portfólio de serviços, levando a uma pressão na rentabilidade ou perdas de participação de mercado.

“As empresas estão investindo fortemente na oferta de uma variedade maior de serviços a custos mais baixos e estão bem capitalizadas para isso”, comentaram os analistas.

Por todos os riscos de execução, a XP adotou recomendação neutra para os papéis da empresa. O preço-alvo para o fim de 2021 foi cortado de R$ 28 para R$ 20.

ESG

No quesito ESG, a XP reconheceu os esforços da Via Varejo para melhorar suas iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa.

“Reconhecemos com bons olhos o nível de divulgação da empresa, com a companhia possuindo um relatório de sustentabilidade desde 2016″, disse.

Dentre as ações ambientais adotadas pela companhia, destaca-se a incorporação dos conceitos de economia circular. Na frente social, a varejista possui programas de gestão de colaboradores e ações de fortalecimento das comunidades locais, enquanto o processo de reestruturação segue como o principal ponto na categoria de governança.