Ambev perdeu 1,2 p.p de mercado com busca por marcas mais baratas, diz Citi
A Ambev perdeu cerca de 1,2 ponto percentual de participação de mercado no Brasil como o reflexo de uma busca dos consumidores por marcas mais baratas, afirma a equipe de análise do Citi Research em uma nota enviada a clientes. O banco optou por cortar a recomendação de compra para neutra das ações da fabricante de bebidas após os resultados abaixo do esperado no quarto trimestre de 2016. O preço-alvo caiu de R$ 21 para R$ 19.
“O call de resultados sugeriu a nós que enquanto os indicadores macroeconômicos estão melhorando, o impacto no crescimento de volumes de cervejas provavelmente acontecerá no segundo semestre de 2017. Também soubemos que 1,2 pp do market share de cervejas foi perdido no Brasil, apontando para uma mudança dos hábitos de consumo para marcas mais baratas”, afirma o analista Alexander Robarts.
A estimativa de crescimento de volume para cerveja no Brasil passou de 3% para 1%.
“A administração também informou que alguns benefícios fiscais não serão renovados, o que nos leva a reduzir as estimativas de “outros rendimentos” para 3,5% das vendas (de 6%)”, ressalta Robarts.
A Itaú Corretora também chama a atenção para esta linha no resultado. “Os subsídios tributários ficaram em 1,3% das receitas, abaixo da média histórica e de nossas estimativas. Se mantido nesse patamar, pode significar uma redução de até 10% em nosso valor justo para as ações”, afirmam os analistas. O preço-alvo atual é de R$ 19.