Ambev (ABEV3): Spaten, marca alemã relançada no Brasil, dobra de volume no 4T22
A Ambev (ABEV3), que divulga seu resultado do 4T22 nesta quinta-feira (2), já tem pelo menos um ponto para comemorar: a marca Spaten, controlada pela companhia, quase dobrou seu volume de vendas no período, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Segundo apurou o Money Times, a Spaten alcançou uma cobertura recorde de pontos e venda entre outubro e dezembro. A Ambev atribui a melhora do desempenho da Spaten ao cenário mais favorável do fim de 2022, “marcado pela volta do consumo fora de casa”.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Com mais de 600 anos de história, a Spaten foi apresentada aos brasileiros em 2007, quando a Ambev passou a importá-la da Alemanha em parceria com a Löwenbräu e a Franziskaner, companhias controladas pela Inbev – a empresa-mãe da Ambev e que, mais tarde, se tornou a AB Inbev, maior grupo cervejeiro do mundo.
Em 2021, a Ambev decidiu relançar a Spaten. Desta vez, contudo, em vez de importá-la, passou a produzi-la na fábrica de Campinas (SP). O objetivo é disputar o mercado de cervejas puro malte com rivais como a Amstel e a Heineken.
Prévia 4T22
A expectativa para o balanço da Ambev no 4T22 é que ele esteja carregado por vendas mais encorpadas em volume e em reais.
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que encomendou a pesquisa divulgada em fevereiro, calculou uma alta de 19,8% no faturamento da Ambev no último trimestre de 2022, totalizando em R$ 277,4 bilhões no anual.
As ações da companhia fecharam o último pregão em alta de 0,6%, negociadas a R$ 13,47.
*Com Giovanni Lorenzon
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!