Ambev (ABEV3): Nem o calvário do Grupo Petrópolis muda recomendação de ‘venda’ da Genial
A Genial Investimentos segue com recomendação de “venda” para a Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 13, mesmo após o concorrente Grupo Petrópolis pedir recuperação judicial.
“No curto prazo, vemos a Ambev sendo beneficiada e o mercado aumentando suas expectativas com a companhia, dada a possibilidade de ganho de market share”, disse a corretora.
“No entanto, acreditamos que, no longo prazo, o cenário ainda segue incerto e o potencial de crescimento da empresa é relativamente limitado”.
A avaliação da Genial segue em linha com o que outras casas disseram logo que o Grupo Petrópolis pediu recuperação, embora a recomendação de “venda” para a Ambev não seja um consenso.
“O processo de recuperação judicial da Cervejaria Petrópolis poderá levar a um ambiente menos competitivo no setor de bebidas alcoólicas do país, à medida que companha deverá focar seus esforços em se reestruturar, a fim de manter suas operações viáveis”, disseram Lucas Bonventi e equipe.
A participação de mercado da Petrópolis, Heineken e Ambev estão em cerca de, respectivamente, 10%, 21% e 65%, lembraram os analistas da Genial.
Há uma possibilidade, segundo eles, de as operações da Petrópolis serem adquiridas por um player capitalizado do setor.
“Mas que o fato de sua operação de distribuição se sobrepor em relação a demais distribuidores diminui essa possibilidade (sobreposição tornaria uma operação de M&A menos vantajosa)”, pontuaram.
O Grupo Petrópolis afirma dever cerca de R$ 2,2 bilhões e pede que os bancos Santander, Daycoval, BMG, Sofisa e o fundo Siena sejam obrigados a liberar valores mantidos nas contas do grupo, sem retê-los ante ao pedido de RJ.