BusinessTimes

Ambev (ABEV3) não deve surpreender em divulgação de resultados, diz Genial

18 fev 2022, 15:40 - atualizado em 18 fev 2022, 15:40
Ambev
(Imagem: Rafael Borges/Money Times)

A temporada de balanços segue a todo vapor e na próxima semana é a vez da Ambev (ABEV3) apresentar seus resultados do quarto trimestre de 2021.

A Genial Investimentos não espera surpresas “nem positivas, e nem negativas” para os números da maior cervejaria do país.

Isso porque a situação macroeconômica do país ainda deve seguir pressionando os resultados da Ambev, levando em conta o aumento dos preços das commodities e da desvalorização do real.

Alguns pontos positivos, no entanto, tendem a equilibrar o cenário, como o aumento em termos de vendas e volume (tanto na comparação anual quanto na trimestral).

O analista Adriano Castro, que assina o relatório da corretora, destaca que a Ambev conseguiu manter boas vendas durante os “períodos mais desafiadores” e cita a expansão de iniciativas de bom crescimento digital, como a plataforma BEES e o Zé Delivery.

Espera-se um lucro Ebitda de R$ 7,1 bilhões para a companhia, estável na comparação com o mesmo trimestre de 2020, mas com uma redução de margem Ebitda significativa de 7,0 p.p. chegando a 31,3%.

A receita deve ser algo em torno de R$ 22,6 bilhões para o 4T21, melhor do que o do 3T21. O principal motivo é a melhora sazonal de vendas, já que no último trimestre do ano consome-se mais bebidas alcóolicas por conta do período de festas.

A Genial ainda espera um aumento relevante de receita para a companhia, de 22,8%, resultado de ganhos de market share em relação aos concorrentes e um cenário mais livre em termos de movimento e encontros sociais.

Para o cenário internacional, o analista destaca resultados relativamente estáveis, com uma recuperação mais forte na América Latina.

“Os países emergentes da América Latina vem se recuperando de um período de pandemia em que eles sofreram mais do que outros países, então a melhora relativa terá maior impacto. Contudo, as commodities permanecem em níveis elevados e a desvalorização de moedas em relação ao dólar também impactar negativamente os resultados destes segmento da cervejeira”.

O relatório ainda lembra que o avanço da vacinação em todo o mundo, que tem permitido a circulação social voltando ao normal, deve impactar positivamente a empresa no curto e médio prazos.