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Ambev (ABEV3) foca em longo prazo e olha menos para ganho de mercado, diz presidente

12 abr 2022, 18:28 - atualizado em 12 abr 2022, 18:28
Ambev
Questionado sobre participação de mercado, o presidente da Ambev afirmou sem mencionar números que 2021 “foi, de longe, o ano em que mais ganhamos market share” (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

A Ambev (ABEV3) está preocupada em melhorar o retorno sobre capital investido e menos em sua participação de mercado, afirmou o presidente-executivo da maior cervejaria das Américas nesta terça-feira.

“Quando nós paramos de olhar para market share toda a semana é que ficamos mais livres para trabalharmos o longo prazo”, disse Jean Jereissati Neto durante o primeiro de dois dias de apresentações da companhia a investidores e analistas.

“Estamos obcecados agora por crescimento. No passado estávamos viciados em market share…estamos olhando agora para o longo prazo, entendendo locais onde devemos crescer mais, entendendo melhor os clientes e consumidores”, acrescentou o executivo.

O primeiro dia das apresentações da companhia foi focado nas diversas iniciativas de digitalização de negócios que a Ambev está implementando para ampliar a base de receitas para além da simples venda de bebidas.

A estratégia, segundo Jereissati Neto, é criar uma companhia “ambidestra”, capaz de operar com soluções que incluam as plataformas Zé Delivery, de entrega direta a consumidores, e Bees, por onde aposta o crescimento entre comerciantes.

Questionado sobre participação de mercado, o presidente da Ambev afirmou sem mencionar números que 2021 “foi, de longe, o ano em que mais ganhamos market share”.

“Foi um ganho de market share em um ambiente deprimido e agora parece que estamos com vento a nosso favor”, disse o executivo, referindo-se às medidas de isolamento social que foram liberadas mais para o final do ano passado no país.

Segundo Jereissati Neto e outros executivos da companhia, a intenção da Ambev para a plataforma Bees, formada ainda por uma fintech, é deixar o negócio separado da cervejaria, ganhando escala ao longo do tempo enquanto reforça sua presença em praças onde já está presente e avalia ofertas de serviços adicionais como a modalidade de “click & collect” de produtos.