Comprar ou vender?

Ambev (ABEV3): Entenda o que está por trás do tombo das ações nesta quarta

01 fev 2023, 13:47 - atualizado em 01 fev 2023, 19:00
Ambev JCP
As ações da Ambev perdiam 4,3% após associação afirmar que cervejaria pode estar com um rombo multibilionário (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

As ações da Ambev (ABEV3) perdiam 4,3% nesta quarta-feira (1) e era destaque negativo do dia após associação afirmar que as inconsistências contábeis, vistas do rombo da Americanas (AMER3), podem estar nos balanços da cervejaria também.

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) aponta um rombo de R$ 30 bilhões na Ambev, decorrentes de manobras fiscais realizadas pela empresa relacionadas à produção de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus.

A CervBrasil representa representa o Grupo Petrópolis (GP) e outras cervejarias brasileiras menores.

No entanto, para o BTG Pactual, esse caso, em particular, “está sendo muito exagerado”. Segundo os analistas do banco, os maiores riscos para os lucros da Ambev decorrem de uma reforma tributária que possa eliminar os incentivos fiscais associados ao pagamento de proventos da companhia.

Histórico fiscal

Segundo o BTG, a discussão em torno do pagamento de tributos da cervejaria na Zona Franca de Manaus é “notícia velha” e retoma a discussão sobre a cobrança do IPI sobre a produção de concentrados de refrigerantes na ZFM.

Historicamente, o GP e outras cervejarias menores têm se manifestado e lutado contra os créditos tributários gerados por empresas como Ambev e Coca-Cola ao produzir concentrados de refrigerantes em Manaus.

As empresas que operam na ZFM estão isentas de IPI, mas as que compram concentrados delas ainda podem reconhecer os créditos tributários com base na alíquota nominal do IPI.

Segundo o BTG, os R$ 30 bilhões mencionados na matéria referem-se, na verdade, a “estimativas da Receita Federal relativas a créditos tributários acumulados em disputa entre o fisco e essas empresas de bebidas [que fabricam concentrado]”.

Mas mesmo nessa situação, a fatia da Ambev seria menor do que o rombo apontado. O banco permanece neutro em relação às ações da cervejeira.

O Money Times entrou em contato com a assessoria da companhia, que se posicionou sobre o caso. Confira aqui.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar