BusinessTimes

Ambev (ABEV3), CVC (CVCB3) e mais 3 ações que ganham com Carnaval, segundo o Itaú BBA

17 fev 2023, 16:05 - atualizado em 17 fev 2023, 16:05
carnaval, inflação
Setores de consumo de bebidas, turismo, aéreo e de rodovias devem se beneficiar do Carnaval (Imagem: Ag. Brasil/Fernando Maia)

As empresas dos setores de consumo de bebidas, turismo, aéreo e de rodovias devem se beneficiar do período de Carnaval. É o que afirma Victor Natal, estrategista para pessoa física do Itaú BBA, ao listar Ambev (ABEV3), CVC (CVCB3), Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e CCR (CCRO3) como as ações que devem se destacar.

Natal explica que a festa é uma época que o consumo de bebidas alcóolicas aumenta, além de a festa elevar o fluxo de viagens, segundo ele, tanto aéreas quanto pelas rodovias.

No entanto, ele ressalta que o Carnaval não deve ser a única razão para investir nesses papéis, pois, segundo o analista, existe uma tese de investimento por trás de uma eventual alta sazonal.

“O Carnaval vai ajudar pontualmente, mas olhando as dinâmicas das empresas, comprar as ações apenas por conta do carnaval é imaterial”, afirma.

O Carnaval paralisa os negócios na B3 de segunda-feira (20) até as 13 horas da Quarta-feira de Cinzas (22). Os mercados em Nova York também estarão fechados na próxima segunda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setores e ações destaque

Do segmento de bebidas, a Ambev será patrocinadora do Carnaval de rua das cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. A cervejaria informou que investirá cerca de R$ 131,3 milhões, sendo que a capital baiana receberá o maior patrocínio.

Segundo o estrategista do Itaú BBA, a Ambev, como uma das maiores produtores de cerveja, deve se beneficiar de uma época em que, sazonalmente, há maior venda da bebida alcóolica.

Natal ainda afirma que esse movimento não acontece apenas no Carnaval. “A Copa do Mundo também é um exemplo. As pessoas se animam, saem, vão ao bar, comemoram e tomam cerveja, diz. “Mais ou menos a mesma coisa que acontece no Carnaval”.

Já os setores aéreo, de turismo e rodovias também devem sair ganhando, destaca o estrategista. Ele destaca que as pessoas tendem a gastar mais com viagens para o período.

“Dada a existência do carnaval, as empresas desses setores devem ver maior fluxo e vender mais. O cenário também se replica em outros feriados”, diz.

Em São Paulo, por exemplo, o Carnaval de 2023 deve atrair cerca de cinco milhões de turistas em viagens com pelo menos um pernoite, segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. Além disso, outras 5 milhões de pessoas devem fazer viagens de bate e volta (sem hospedagem).

Carnaval de 2023 será forte?

Após ser cancelado ou modificado nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19, o Carnaval de 2023 volta à festa tradicional que o brasileiro conhece. Esse retorno, no entanto, não está diretamente relacionado a um ano mais forte para as empresas que tendem a se beneficiar da data.

Natal, do Itaú BBA, afirma que, para entender o cenário, é preciso analisar o poder de compra da população.

“Estamos passando por um período de inflação super alta e ainda devemos ver um IPCA acima da meta em 2023, além dos juros ainda estarem elevados. É um ambiente difícil, em que a população empobreceu em termos reais”, diz.

O estrategista afirma que, no Carnaval de 2023, o nível de gasto da população deve ser “mais cometido”. “Por esse viés, e comparando com o período pré-pandemia, esse deve ser um dos Carnavais mais fracos”, afirma Natal.