BusinessTimes

Ambev (ABEV3): Acusação de rombo de R$ 30 bilhões ‘é falsa’ e ‘foi promovida de forma oportunista’, diz cervejaria

03 fev 2023, 11:43 - atualizado em 03 fev 2023, 11:47
Ambev
Ambev estremeceu o noticiário corporativo nesta semana ao ser alvo de especulações sobre um suposto rombo no balanço (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

A Ambev (ABEV3) voltou a rebater, desta vez em comunicado ao mercado, a acusação de inconsistências contábeis em seus resultados.

Em documento enviado na noite desta quinta-feira (2), a companhia reforçou que a acusação é falsa e destacou que foi promovida por “algumas cervejarias concorrentes”.

A Ambev disse ainda que a acusação foi promovida “de forma oportunista e irresponsável”.

“A notícia foi publicada sem que a veracidade dos fatos fosse devidamente checada e sem que a nossa posição fosse ouvida”, comentou.

A Ambev estremeceu o noticiário corporativo nesta semana ao ser alvo de especulações sobre um suposto rombo no balanço.

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontou possíveis inconsistências contábeis de R$ 30 bilhões na Ambev, que seriam decorrentes de manobras fiscais realizadas pela cervejaria na produção de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus.

A Ambev tem participação indireta do trio de bilionários Jorge Lemann, Marcel Telles e Carlos Sicupira, que também são acionistas de referência da Americanas (AMER3).

No comunicado desta quinta, a Ambev reforçou que calcula seus créditos tributários com base na legislação e que suas demonstrações financeiras estão de acordo com as regras jurídicas e contábeis, “com ampla transparência
sobre os litígios tributários envolvendo a companhia”.

“Litígios tributários devidamente divulgados são muito diferentes de um suposto ‘rombo'”, disse a companhia.

A Ambev afirmou que a notícia com as acusações de rombo contábil induz o leitor ao erro.

“Não existe ‘rombo’ algum. Temos litígios tributários em que divergimos da interpretação do Fisco. Esses litígios são o reflexo da complexidade do sistema tributário brasileiro e uma realidade de muitas empresas”, completou a cervejaria.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar