Amazônia francesa? Macron diz que país faz parte do bioma e pede adesão à OTCA; entenda
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta semana que quer a adesão na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), já que, segundo ele, o país faz parte da Amazônia.
“Declaro solenemente que a França é candidata a participar da OTCA e desempenhar um papel integral nela, com uma representação que esteja estreitamente associada à Guiana Francesa”, afirmou Macron durante discurso na última segunda-feira (28).
Localizada na América do Sul e fazendo fronteira com o Amapá, a Guiana Francesa é um território ultramarino da França.
O presidente Lula, que chegou a convidar Macron para uma reunião, que aconteceu em agosto, disse que o país europeu faz fronteira com o bioma justamente por conta do território.
- Medida provisória de Lula vai taxar dividendos de fundos imobiliários e Fiagros: entenda se mudanças vão impactar na sua carteira no Giro do Mercado desta quarta-feira (30), é só clicar aqui para assistir! Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
No dia da primeira reunião da Cúpula da Amazônia, com membros da OTCA, Lula afirmou que o encontro marcava um antes e um depois, além de defender uma nova governança mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) e maior atenção ao clima.
Formada por oito países, a organização conta com a participação dos países que contam com áreas do bioma. Sendo assim, fazem parte do OTCA: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Apesar do convite, Macron não participou da Cúpula da Amazônia realizada em Belém (PA). Em novembro, entrada da França no grupo pode voltar a ser discutida durante nova reunião da organização
Alguns especialistas enxergam a fala do chefe de estado francês como tentativa de “internacionalização” do bioma.