BusinessTimes

Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mostra pesquisa Kantar

21 jun 2021, 9:32 - atualizado em 21 jun 2021, 9:32
Tencent
A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar (Imagem: Reuters/Aly Song)

A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 684 bilhões de dólares, seguida pela Apple, com 612 bilhões de dólares, e pelo Google, da Alphabet, com 458 bilhões de dólares, disse a Kantar.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.

“As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global”, disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla.

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para 42,6 bilhões de dólares, disse a Kantar.

As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para 42,6 bilhões de dólares, disse a Kantar (Imagem: Pixabay)

A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.

As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking

As 100 maiores marcas do mundo valem juntos 7,1 trilhões de dólares, disse Kantar.
Ranking Marca ValorUS$ Variação %
2021 bi ante 2020
1 Amazon 683,852 64%​
2 Apple​ 611,997 74%​
3 Google​ 457,998 ​ 42%​
4 Microsoft​ 410,271 ​ 26%​
5 Tencent​ 240,931 60%​
6 Facebook​ 226,744 ​ 54%​
7 Alibaba​ 196,912 29%​
8 Visa​ 191,285 ​ 2%​
9 McDonald’s 154,921 20%
​10 MasterCard 112,876 ​ 4%
​Fonte da tabela: Kantar BrandZ