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Amazon (AMZO34) processa dois sites de testes por avaliações ruins na plataforma

24 fev 2022, 13:53 - atualizado em 24 fev 2022, 13:53
Amazon
Amazon entra com processo contra sites que realizam avaliações falsas (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

A Amazon (AMZO34) entrou com processo contra dois sites – AppSally e Rebatest – na última terça-feira (22), alegando que possuem um exército de maus avaliadores, empenhados em escrever avaliações falsas sobre os produtos.

O site Rebatest se descreve como um “site de teste de produto”, enquanto a AppSally se autodenomina um “mercado com curadoria para crescimento”.

As avaliações dentro de um gigante marketplace como a Amazon têm grande impacto na empresa, nos vendedores e fornecedores, afinal, as opiniões de outros compradores impactam diretamente na decisão de compra.

Segundo a Amazon, os sites contam com mais de 900.000 usuários dispostos a escrever avaliações falsas e negativas em troca de dinheiro ou produtos.

Em comunicado oficial, apontaram que os dois sites também estão orquestrando a publicação de avaliações de produtos incentivadas e enganosas, em troca de dinheiro ou produtos gratuitos, atacando inclusive outras empresas, como eBay, Walmart e Etsy.

Impacto das avaliações ruins

Essa não é a primeira vez que a Amazon processa sites por situações parecidas, visto que, em 2015, diversos sites foram processados pela empresa também por alegações de avaliações falsas na plataforma.

O posicionamento da Amazon e a atitude jurídica demonstram a preocupação com o impacto das avaliações ruins, que tem o poder de acabar com a confiança dos clientes em um determinado produto, o que impacta diretamente em vendas e credibilidade da Amazon e dos vendedores presentes no marketplace.

No comunicado sobre os processos contra AppSally e Rebatest, Dharmesh Mehta, vice-presidente de confiança do cliente e suporte a parceiros da Amazon, declarou que sabem o quanto avaliações confiáveis são importantes para o consumidor, “por isso que estamos responsabilizando esses fraudadores de avaliações. Embora evitemos que milhões de avaliações suspeitas apareçam em nossa loja, esses processos têm como alvo a fonte”.

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