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Amazon (AMZN) alertará clientes sobre limitações de sua inteligência artificial

30 nov 2022, 16:26 - atualizado em 30 nov 2022, 16:26
Amazon
A Amazon escolheu softwares que tratam de questões demográficas sensíveis como um começo para seus cartões de serviço (Imagem: REUTERS/Mike Segar)

A Amazon.com (AMZN) planeja lançar cartões de advertência para softwares vendidos por sua divisão de computação em nuvem, devido à preocupação constante de que sistemas que usam inteligência artificial possam discriminar diferentes grupos, disse a empresa à Reuters.

Semelhante aos rótulos nutricionais, os chamados AI Service Cards serão públicos para que os clientes corporativos possam consultar as limitações de certos serviços em nuvem, como reconhecimento facial e transcrição de áudio.

O objetivo é evitar o uso equivocado da tecnologia, bem como explicar o funcionamento dos sistemas e gerenciar a privacidade, disse a Amazon.

A empresa não é a primeira a publicar tais advertências. A IBM fez isso anos atrás e o Google também publicou ainda mais detalhes sobre os conjuntos de dados que usou para treinar parte de sua inteligência artificial.

No entanto, a decisão da Amazon de lançar seus três primeiros cartões de serviço nesta quarta-feira reflete a tentativa da líder do setor de mudar sua imagem após um embate público anos atrás deixar a impressão de que a companhia se importava menos com a ética da inteligência virtual ​​do que seus rivais.

Michael Kearns, professor da Universidade da Pensilvânia e desde 2020 um estudioso da Amazon, disse que a decisão de emitir os cartões ocorreu após auditorias de privacidade do software da empresa.

Os cartões abordarão publicamente as questões éticas em um momento em que a regulamentação da tecnologia está no horizonte, disse Kearns.

“A maior coisa sobre este lançamento é o compromisso de fazer isso de forma contínua e expandida”, disse ele.

A Amazon escolheu softwares que tratam de questões demográficas sensíveis como um começo para seus cartões de serviço, os quais Kearns espera que fiquem mais detalhados ao longo do tempo.

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Tons de Pele

Um desses serviços é chamado de “Rekognition”. Em 2019, a Amazon contestou um estudo que apontava dificuldade da tecnologia para identificar o gênero de indivíduos de tons de pele mais escuros. Mas após o assassinato de George Floyd, um homem negro desarmado, durante uma abordagem policial em 2020, a empresa emitiu uma proibição sobre o uso policial de seu software de reconhecimento facial.

Agora, a empresa afirma no cartão de serviço visto pela Reuters que o Rekognition não suporta a correspondência de “imagens que são muito borradas e granuladas para o reconhecimento do rosto por um humano, ou que têm grandes porções do rosto obstruídas por cabelos, mãos e outros objetos”. A Amazon também adverte contra a correspondência de rostos em desenhos animados e outras “entidades não humanas”.

Em outro cartão, esse sobre transcrição de áudio, a empresa afirma que “a modificação inconsistente de entradas de áudio pode resultar em resultados desiguais para diferentes grupos demográficos”.

Kearns disse que transcrever com precisão a ampla gama de sotaques e dialetos regionais apenas na América do Norte foi um desafio que a Amazon trabalhou para enfrentar.

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