BusinessTimes

Amazon abre primeiro escritório corporativo fora de Londres

16 jan 2020, 8:25 - atualizado em 16 jan 2020, 8:25
Amazon
A empresa vai criar 600 empregos “ao longo do tempo”, como desenvolvedores de software e especialistas em marcas (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

A Amazon.com abriu seu primeiro escritório corporativo no Reino Unido fora de Londres. A cidade de Manchester, no norte do país, foi escolhida para um novo local.

A empresa informou na quinta-feira que irá ocupar os seis andares e mais de 8 mil metros quadrados alugados no centenário Edifício Hanover. A empresa vai criar 600 empregos “ao longo do tempo”, como desenvolvedores de software e especialistas em marcas.

“Já estamos contratando ativamente”, disse o responsável da Amazon para o Reino Unido, Doug Gurr, em comunicado. Em 15 de janeiro, a empresa tinha 19 postos abertos em Manchester classificados como corporativos, entre eles um gerente de vendas e um analista de impostos.

Um porta-voz da Amazon disse que, embora a varejista tenha outras unidades no Reino Unido – como em Edimburgo, Cambridge e em partes do noroeste da Inglaterra -, são principalmente centros de pesquisa e desenvolvimento ou de distribuição.

Ao escolher Manchester em vez de Londres para cargos corporativos, a gigante de varejo segue os passos de empresas como a BBC que, na última década, criou ou transferiu milhares de empregos para uma unidade em Salford. Microsoft e Alphabet, controladora do Google, possuem operações em Manchester.

Ainda assim, o apelo de Londres para investidores ainda supera de longe o de cidades como Manchester, Cambridge, Bristol e Edimburgo, que possuem as melhores universidades científicas e empresas de tecnologia de destaque, mas responderam por apenas 20% do total de 3,17 bilhões de libras em financiamento de capital de risco em tecnologia no Reino Unido no primeiro semestre de 2019.

O novo escritório está localizado em um distrito repleto de bares da moda, teatros e história cultural.