Alupar (ALUP11) aumenta participação na Transmissora Serra da Mantiqueira
A Alupar (ALUP11) aumentou a sua participação na Transmissora Serra da Mantiqueira para 65,7% por R$ 6,4 milhões, informou a companhia nesta segunda-feira (28).
A compra foi realizada através de um acordo de ações subscritas e integralizadas pelo Perfin Apollo Energia Fundo de Investimento, que foi celebrado em 02 de maio de 2017.
O projeto possui 330 quilômetros de extensão e tem concessão prevista para acabar em agosto de 2047.
Alupar: Bons dividendos e previsibilidade a tornam ideal para turbulência atual
Já imaginou uma companhia que entrega consistência nos resultados e tem potencial para distribuir dividendos mais gordos?
A resposta é Alupar (ALUP11). A ação está nos portfólios de duas séries da Empiricus – As Melhores Ações da Bolsa (MAB) e Vacas Leiteiras.
Normalmente, quando se pensa em dividendos, vem mesmo à cabeça dos investidores as ações do setor de energia elétrica, pois costumam ter previsibilidade de receitas e geração de caixa.
Porém, é preciso avaliar separar o joio do trigo, considerando a forma de atuação, a eficiência da gestão e o nível saudável de endividamento. E nesses quesitos, a Alupar se sobressai, segundo analistas da casa.
Eu acessei um relatório recente sobre o case, elaborado por Fernando Ferrer, que lidera As Melhores Ações da Bolsa, e trago aqui os principais pontos para você ficar por dentro da dinâmica das suas operações e o seu potencial.
A Alupar é uma holding que atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, controlando diversas empresas no Brasil e com presença também na Colômbia e no Peru.
O fato de atuar de forma mais concentrada na área de transmissão, responsável por mais de 70% do faturamento, a torna mais atrativa. No total, são 30 sistemas e 7.929 quilômetros de linhas de transmissão, por meio de concessões de 30 anos.
A Alupar é uma das maiores em termos de receita anual permitida (RAP), a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação do serviço público de transmissão.
Isso é sinônimo de resiliência porque a companhia recebe pelo uso da infraestrutura – as ligações que oferece entre geradoras e distribuidoras. Portanto, não entra nessa conta a quantidade de energia gerada ou distribuída, ou seja, a companhia não sofre com possíveis oscilações nesse fluxo.
Além disso, as receitas são ajustadas anualmente com base na inflação, pelos índices IGP-M ou IPCA, o que permite sustentar os investimentos.
Veja o documento:
document_-_2022-03-28T175924.755 by Bruno Enrique on Scribd