ImóvelTimes

Aluguel comercial sobe 5,12% no 1º semestre enquanto vendas sobem apenas 0,31% no período

24 jul 2024, 14:45 - atualizado em 24 jul 2024, 14:45
fundos imobiliários - ifix - fiis
(Imagem: Leung Cho Pan/Canva Pro)

Os resultados da pesquisa do primeiro semestre de 2024 do Índice FipeZAP revelam uma alta acumulada de 5,12% no aluguel comercial no ano, resultado que também supera as variações do IPCA de alta de 2,48% e do IGP-M com acréscimo de 1,10% no período. Já nas vendas, o aumento foi de apenas 0,31%.

As variações, com divulgação periódica, foram calculadas pela Fipe com base em informações de amostras de anúncios de imóveis para venda e locação na internet. O estudo avalia mensalmente o preço médio de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em 10 cidades brasileiras.

Em junho de 2024, o índice registrou uma elevação de 0,77% no aluguel comercial, enquanto o de venda registrou uma ligeira queda de 0,05%.

Com um avanço de 2,29%, o destaque do mês nos aluguéis ficou por conta de Curitiba. Logo em seguida, outra capital que apresentou alta foi Campinas, com ganho de 1,61%.

Já no quesito venda, a cidade que mais variou foi Niterói, com 0,80% e, repetindo a dose, Curitiba, com 0,73%.

Em uma análise mais ampla, nos últimos 12 meses, o Índice FipeZAP de Venda Comercial teve uma queda de 0,19%, enquanto o de Aluguel registrou uma valorização de 8,41%. Comparativamente, o IPCA subiu 4,23% e o IGP-M teve ganhos de 2,45%.

Confira as cidades com maiores altas no aluguel comercial no acumulado do ano:

  • Curitiba (+2,29%)
  • Campinas (+1,61%)
  • Niterói (+1,11%)
  • Rio de Janeiro (+0,87%)
  • Belo Horizonte (+0,79%)
  • São Paulo (+0,75%)
  • Porto Alegre (+0,25%)

Confira as cidades com maiores altas na venda comercial no acumulado do ano:

  • Niterói (+0,80%)
  • Curitiba (+0,73%)
  • Campinas (+0,34%)
  • Florianópolis (+0,25%)
  • São Paulo (+0,13%)
  • Salvador (+0,01%)

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar