Alugueis vão explodir para segmento específico dos fundos imobiliários, aponta XP
O economista John Maynard Keynes propôs em seu livro mais famoso o conceito de “concurso de beleza”, no qual os participantes escolheriam, no meio de diversos retratos femininos, não aquele que seria o mais belo, mas sim o retrato que deveria ser mais popular dentre os demais jurados.
Do conceito para a realidade, os levantamentos e pesquisas são úteis para os investidores não somente para retratar, mas principalmente para avaliar qual é o pensamento predominante na população, ou nos gestores, como no caso do levantamento da XP Investimentos sobre o setor imobiliário.
Especificamente, foi perguntado aos gestores de fundos imobiliários qual modalidade deverá ter a maior alta nos alugueis em 2020.
Lajes predominam
Com nada menos que 81% das respostas, o segmento de “lajes corporativas” (prédios que são locados para empresas montarem escritórios) foi o predileto dos gestores como o que deverá apresentar maior crescimento dos alugueis.
“Esse crescimento vem principalmente de queda na vacância, aumento do valor dos aluguéis nas renegociações e renovações de contratos com os inquilinos”, explica Renan Manda, analista de fundos imobiliários da XP Investimentos.
Melhora operacional
Em adição, os gestores acreditam que a maior oportunidade existente no universo dos fundos imobiliários é a melhora dos indicadores operacionais, ao invés da aquisição de novos imóveis.
Os gestores esperam queda na taxa de vacância, redução da inadimplência e alta nos aluguéis nas renovações dos contratos.