BusinessTimes

Alta renda sustenta força em meio aos juros e inflação fortes

20 nov 2022, 11:00 - atualizado em 18 nov 2022, 13:59
Shopping
Em baixa renda, disse o banco, resultados fortes foram 22%. (Reprodução)

Empresas ligadas ao consumo de alta renda apresentaram no terceiro trimestre resultados consideravelmente superiores aos de companhias de baixa renda, em um momento de juros e inflação fortes

Segundo o BTG Pactual, 83% das empresas com foco em alta renda apresentaram resultados fortes no terceiro trimestre, enquanto 17% tiveram balanços neutros.

Em baixa renda, disse o banco, resultados fortes foram 22%, números neutros chegaram a 33%, enquanto 45% das empresas apresentaram balanços considerados fracos.

Em relação aos bancos, a tendência ficou clara ao comparar os resultados do Itaú (ITUB4) com os do Bradesco (BBDC4), de acordo com o BTG. O primeiro é mais exposto a consumidores de alta renda e grandes corporações, enquanto o segundo é focado em baixa renda e pequenas empresas.

No setor de varejo, Arezzo (ARZZ3), Track & Field (TFCO3) e Grupo Soma (SOMA3) apresentaram bons resultados, disse ainda o BTG.

Em construção, no entanto, apenas 20% das empresas focadas em famílias de alta renda apresentaram bons resultados, enquanto 60% companhias com segmento baixa renda, em decorrência de programas habitacionais, de acordo com o banco.

Para o BTG, a temporada de balanços do terceiro trimestre foi fraca no geral, em comparação com o mesmo período de 2021. Receita consolidada (excluindo Petrobras e Vale) cresceu 14,1%. Ebitda e o lucro líquido caíram 5,6% e 17,9%.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar