Internacional

Alta de juros “rápida e contundente” é melhor que gradual, diz autoridade do BC britânico

05 set 2022, 14:21 - atualizado em 05 set 2022, 14:21
Banco da Inglaterra
“Um aperto monetário rápido e contundente, potencialmente seguido por uma retenção ou reversão, é superior à abordagem gradualista” (Imagem: REUTERS/Luke MacGregor/File Photo)

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) deve estar preparado para aumentar as taxas de juros com força agora para impedir uma piora mais prejudicial nas expectativas do público sobre a inflação de médio prazo, disse a formuladora de política monetária do banco central britânico Catherine Mann nesta segunda-feira.

“O ritmo gradual de aumento da taxa bancária não atenuou as expectativas o suficiente”, afirmou ela em um discurso à Sociedade Monetária, Macro e Financeira do Reino Unido da Universidade de Kent.

“Um aperto monetário rápido e contundente, potencialmente seguido por uma retenção ou reversão, é superior à abordagem gradualista”, acrescentou.

Os mercados financeiros esperam que o BoE eleve as taxas de juros em 0,75 ponto percentual, para 2,5%, na próxima semana.

Mann disse que é melhor tentar usar altas de juros mais fortes para reduzir as expectativas de inflação, já que a outra alternativa poderia ser um período mais prolongado de taxas de juros mais altas e fraqueza econômica.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br