Mercados

Alta da Forjas Taurus é especulativa e sem fundamentos, diz analista

21 set 2018, 12:05 - atualizado em 21 set 2018, 12:05

Por Investing.com – Com altas expressivas que chegaram a 80% somente nesta semana, as ações da Forjas Taurus (FJTA4FJTA3) estão chamando a atenção dos investidores e levou a B3 a pedir esclarecimentos. A companhia informou que desconhece qualquer ato ou fato que possa ter motivo esse movimento.

Na sessão desta sexta-feira, as ações recuam 11,15% a R$ 4,54.

O mercado atribui a alta à liderança de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida eleitoral. O deputado e capitão da reserva do exército defende o porte de arma e mudanças no Estatuto do Desarmamento.

Para a Suno Ressaerch, é preciso destacar que os ativos foram submetidos a um alto fluxo especulativo sem fundamentos à cerca de um ano atrás, aproximadamente, após a indicação de analistas financeiros à compra de seus papéis.

A casa de análises de investimentos defende investimento de longo prazo em companhias consideradas saudáveis, com baixo endividamento e com um bom histórico de geração de caixa, ao passo que repudia e recomenda a todos os investidores à não se aventurarem em processos especulativos de curto prazo, dado o alto risco envolvido em operações dessa natureza.

Com isso, a Suno caracteriza que os atuais movimentos das ações como atípico, com uma ligação direta com esses processos especulativos, que na grande maioria das vezes, de fato, não apresentam motivos racionais compreensíveis para se procederem.

Os analistas chamam a atenção para o fato da Taurus ter registrado no segundo trimestre do ano que seu patrimônio líquido se mostrou negativo (mais passivos que ativos em seu balanço patrimonial) em R$ 510 milhões, tornando, com isso, a relação Dívida Líquida / Patrimônio Líquido também negativa.

“Com esses dados, não é necessário se aprofundar em maiores detalhes sobre a sua saúde financeira para constatar que, de fato, se encontra bastante preocupante a situação da Forjas Taurus nesse momento. Gostamos de empresas saudáveis e com condições mínimas de equilíbrio patrimonial. Como não é o caso da Forjas Taurus, seguimos de fora da companhia por tempo indeterminado”, diz a casa de análise em comunicado enviado a cliente.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.