Tempo real: Ibovespa de olho em inflação americana


As ações da Cogna (COGN3) vêm em uma crescente nos últimos meses. Desde maio, os papéis da maior rede de educação do Brasil subiram 23%, sendo 9% só ontem, após o anúncio da antecipação do calendário da vacinação no estado de São Paulo.
Diante desse cenário, as ações, de fato, se manterão em alta? Segundo a Genial Investimentos, em rápido comentário enviado a clientes, o setor de educação se prepara para a retomada, o que abre uma janela de oportunidades.
“Com a melhora da pandemia, o ensino presencial deve se recuperar gradualmente, enquanto o EAD deve manter o crescimento acelerado. Assim, as empresas do setor devem apresentar uma melhora em suas margens operacionais, se tornando cada vez mais rentáveis”, aponta.
O analista da Guide Investimentos, Luis Sales, lembra que é no quarto trimestre que o número de captação é mais alto.
A expectativa é ter todos os adultos em São Paulo vacinados até setembro.
Com o lockdown, as empresas passaram a fazer o processo de admissão totalmente online, apresentando uma redução drástica no volume de captação, bem como números recordes de evasão e inadimplência, impactando diretamente suas receitas.
Aquisições
A fala do CEO da companhia Rodrigo Galindo também animaram os mercados. Em entrevista ao Valor Econômico, o executivo afirmou que a Cogna está pronta para voltar ao jogo.
Ele disse ainda que a empresa pretende sair às compras, principalmente de cursos de medicina, mais rentáveis.
Além disso, apontou a eficiência e necessidade do plano de reestruturação feito na Kroton, que atua no ensino superior.
A ideia é enxugar onde for possível para reduzir os custos operacionais.