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Alphabet: Dona do Google deve mostrar desaceleração em receita no terceiro trimestre

28 out 2024, 11:48 - atualizado em 28 out 2024, 11:48
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O domínio de longa data da Alphabet no mercado de anúncios digitais está ameaçado por empresas como Amazon e TikTok. (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

A Alphabet vai mostrar na terça-feira o crescimento de receita mais lento em quatro trimestres, prejudicada pela concorrência sobre o Google e redução de investimentos de anunciantes no YouTube, segundo dados de analistas do setor.

A desaceleração no negócio de buscas da Alphabet deve ofuscar crescimento na área de inteligência artificial na divisão de computação em nuvem da companhia.

O domínio de longa data da Alphabet no mercado de anúncios digitais está ameaçado por empresas como Amazon e TikTok, que se tornaram populares entre os anunciantes. O outro risco que a Alphabet enfrenta vem dos órgãos reguladores, que estão considerando a possibilidade de desmembrar o Google para afrouxar o que chamam de “monopólio ilegal” da pesquisa online.

Analistas esperam que a receita do Google tenham crescido 11,6% no terceiro trimestre, mais lentamente do que a expansão de 13,8% apurada no segundo trimestre, de acordo com a Visible Alpha.

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“Novos participantes, como a Perplexity e o ChatGPT, estão levantando bilhões de dólares com base na premissa de que a busca agora pode ser abalada; o Google tem sido visto como lento, despreparado… para o desenvolvimento da GenAI”, disseram os analistas da MoffettNathanson.

“Parte dessa narrativa negativa será difícil de ser refutada no próximo ano”, disseram os analistas, acrescentando que esperam mudanças significativas na capacidade do Google de manter sua vantagem exclusiva de busca em telefones Apple e Android nos Estados Unidos.

Em um relatório publicado no início deste mês e que alarmou investidores, a empresa de pesquisa de mercado eMarketer afirmou que a participação do Google na receita de publicidade de busca nos EUA deverá cair para menos de 50% no próximo ano, pela primeira vez em pelo menos 18 anos.

O mercado espera que a participação da Amazon na receita de publicidade de busca nos EUA cresça para 24% no próximo ano, enquanto rivais de IA generativa, como a Perplexity AI, apoiada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, também estão tirando alguns dólares de publicidade do Google.

O Google está trabalhando para melhorar a eficácia de suas ferramentas. A empresa começou a exibir anúncios nos resumos gerados por IA que começou a colocar na parte superior dos resultados de pesquisa, uma medida que os analistas acreditam que pode ajudar a afastar a concorrência.

As ações da Alphabet acumulam queda de quase 9% nos três meses até setembro, marcando a maior queda trimestral da ação desde o terceiro trimestre de 2022. No ano, porém, o papel acumula valorização de 17%.

No geral, investidores esperam que a receita da Alphabet tenha subido 12,6% no terceiro trimestre, para 86,31 bilhões de dólares, mais lenta do que o crescimento de 13,6% no segundo trimestre, de acordo com as estimativas de analistas compiladas pela Lseg.

Analistas esperam que o YouTube mostre crescimento de 11,5% na receita no período ante expansão de 13% no trimestre imediatamente anterior. Apesar da desaceleração, os analistas da Truist esperam que o YouTube, especialmente o YouTube TV, tenha se beneficiado de um aumento nos gastos com anúncios políticos no terceiro trimestre.

O Google Cloud deve registrar um crescimento mais rápido, de 29%, o maior salto em sete trimestres, já que os clientes aumentaram investimentos com serviços de IA, incluindo a plataforma Vertex AI, que permite que as empresas usem os modelos da empresa, bem como desenvolvam seus próprios modelos personalizados.

A Alphabet alertou em julho que os investimentos permanecerão altos este ano.