Alpargatas (ALPA4) e Eztec (EZTC3) saem do Ibovespa a partir de janeiro e dão lugar a uma nova ação
Na ‘dança das cadeiras’ da B3, Marcopolo (POMO3) é a mais nova candidata a conquistar o lugar na ‘nova’ carteira teórica do Ibovespa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2025, conforme a primeira prévia divulgada nesta segunda-feira (2).
A possível inclusão da ação da fabricante de ônibus já era prevista pelo Itaú BBA.
Para a equipe de analistas liderada por Daniel Gewehr, POMO3 está ultrapassando o limite do índice de negociabilidade estabelecido pela metodologia do Ibovespa — o que favorece a inclusão do papel na carteira teórica.
Para entrar no índice, a B3 não leva em conta o desempenho das ações para incluir ou excluir ações na carteira do Ibovespa e em outros índices setoriais.
O que vale no cálculo das ações elegíveis são critérios como o volume de negociação e o status da empresa — companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 não são elegíveis, por exemplo.
Enquanto uma ação entra, outras duas devem ser excluídas da composição do principal índice da bolsa brasileira. De acordo com a primeira prévia, Alpargatas (ALPA4) e Eztec (EZTC3) deixarão o Ibovespa em janeiro.
Com essas mudanças, a nova carteira teórica vai contar com 85 papéis de 82 empresas brasileiras.
O rebalanceamento da carteira teórica acontece a cada quatro meses. Vale lembrar que a B3 ainda divulga mais duas prévias do Ibovespa antes da nova carteira entrar em vigor, em 16 de dezembro e 2 de janeiro.
Vale (VALE3) segue invicto no Ibovespa
Apesar das mudanças entre as prévias da carteira, os bancos e setor de commodities seguem com as maiores participações no Ibovespa.
As ações da Vale (VALE3) seguem na liderança como as de maior peso no índice, seguidas por Petrobras, Itaú Unibanco e Banco do Brasil.
Confira a seguir o top 10 em participação na nova carteira — esses dez ativos, somados, respondem por 50% do Ibovespa:
- Vale ON (VALE3): 12,111%
- Petrobras ON (PETR4) : 8,316%
- Itaú Unibanco PN (ITUB4): 7,534%
- Petrobras PN (PETR3): 4,532%
- Banco do Brasil ON (BBAS3): 3,397%
- Eletrobras ON (ELET3): 3,278%
- WEG ON (WEGE3): 3,234%
- Bradesco PN (BBDC4): 3,126%
- Sabesp ON (SBSP3) : 3,066%
- Ambev ON (ABEV3): 2,699%