Alibaba tira onda com vendas no Dia dos Solteiros e bate recorde com US$ 30,7 bilhões
O Alibaba Group registrou mais de 215 bilhões de yuans (US$ 30,7 bilhões) em vendas durante a megapromoção do Dia dos Solteiros, superando o recorde do ano passado na maratona de compras de 24 horas.
Estima-se que meio bilhão de consumidores da China, Rússia e Argentina entraram nos sites do gigante de comércio eletrônico para a compra de diversos itens, como dispositivos da Apple e Xiaomi.
A empresa novamente organizou um evento televisivo em Xangai para promover a busca por pechinchas, desta vez estrelando Taylor Swift e a ícone pop da Ásia G.E.M. para aumentar as vendas.
O maior evento de compras do mundo se tornou um ritual anual para a maior empresa da Ásia, uma combinação de comercialismo e publicidade.
Também conhecido como “Double 11”, porque a promoção é realizada em 11 de novembro, a campanha é acompanhada de perto por investidores interessados em medir o nível de consumo na China, onde o crescimento econômico ameaça ficar abaixo de 6% este ano.
As tensões entre Washington e Pequim ainda alimentam incertezas e afetam o comércio global. Entre as maiores empresas da China, a expectativa é de que o Alibaba se saia melhor em meio à instabilidade, graças ao crescente consumo on-line na segunda maior economia do mundo.
No domingo, Alvin Liu, gerente-geral do Tmall, disse que o Alibaba não espera nenhum impacto em seus negócios de importação transfronteiriços em razão da disputa comercial em andamento.
Embora o Alibaba e rivais normalmente façam alarde sobre as vendas recordes após o evento, não está claro quanto as vendas de 11 de novembro realmente contribuem para os resultados, devido aos enormes descontos oferecidos.
Um bom resultado, no entanto, poderia reforçar o esforço do Alibaba de levantar até US$ 15 bilhões em uma oferta de ações em Hong Kong este mês, segundo pessoas a par do assunto.
O Dia dos Solteiros surgiu como um antídoto chinês para o sentimentalismo em torno do Dia dos Namorados.
Agora, a data tornou-se uma desculpa para gastar. No ano passado, as vendas do Alibaba subiram 27%, para 213,5 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 30,7 bilhões na época.
Mais mercadorias são vendidas on-line durante o período de 24 horas do que durante a onda de compras de cinco dias nos EUA, que começa no Dia de Ação de Graças e termina na Cyber Monday.