Otan

Aliados aumentarão ajuda a Kiev enquanto Putin usa inverno como arma de guerra, diz Otan

29 nov 2022, 7:50 - atualizado em 29 nov 2022, 11:50
Jens Stoltenberg
“O presidente Putin está tentando usar o inverno como arma de guerra”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (Imagem: Reuters/Yves Herman)

Aliados da Otan disseram nesta terça-feira que aumentarão a ajuda à Ucrânia durante um inverno com complicações causadas por ataques de Moscou à sua infraestrutura energética, enquanto o chefe da aliança acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de usar o frio como “um arma de guerra”.

Ministros das Relações Exteriores da aliança militar Otan estão buscando formas de negociações na capital romena, Bucareste, para amparar os militares de Kiev e ajudar a manter os civis seguros em meio aos constantes apagões e falta de aquecimento.

“O presidente Putin está tentando usar o inverno como arma de guerra”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a repórteres no início de um encontro de dois dias.

Ecoando esse sentimento, o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, acusou Putin de atacar a infraestrutura civil e de energia “para tentar congelar os ucranianos em submissão”.

A Rússia reconhece ter atacado a infraestrutura ucraniana, mas nega ter procurado deliberadamente ferir civis.

Os ministros se concentrarão em aumentar a assistência, como sistemas de defesa aérea e munições para a Ucrânia.

Eles também discutirão ajuda não letal, incluindo combustível, suprimentos médicos, equipamentos de inverno e bloqueadores de drones, fornecidos por meio de um pacote de assistência da Otan para o qual os aliados podem contribuir.

“Espero que cheguemos a um acordo sobre um pacote bastante significativo de ajuda não letal”, disse o ministro das Relações Exteriores tcheco, Jan Lipavsky.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, alertou seus concidadãos sobre novos ataques russos nesta semana que podem ser tão graves quanto os da semana passada, os piores até agora, que deixaram milhões de pessoas sem aquecimento, água ou energia.

(Atualizada às 11:49)

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!