Aliada de Milei se reúne com chanceler brasileiro e convida Lula para posse
A principal conselheira de política externa do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores brasileiro neste domingo, em outro sinal de que o libertário radical pode continuar suavizando o tom com muitos daqueles que havia criticado duramente.
Diana Mondino postou na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, que está em Brasília para reunião com o chanceler do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Vieira, compartilhando uma foto ao lado do ministro.
- Petrobras (PETR4) vai ‘fechar a torneira’ dos dividendos? Confira todos os detalhes do novo plano estratégico da petroleira e como a distribuição de proventos pode ser impactada, é só clicar aqui:
Posteriormente, o ministério de Relações Exteriores brasileiro confirmou a visita e disse que Mondino esteve no encontro para convidar Lula para a posse de Milei em 10 de dezembro. Há ampla expectativa que ela seja nomeada pelo presidente eleito como a nova chanceler da Argentina.
“(Eles) Discutiram também aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul-UE”, afirmou o ministério, em post no X.
Durante a campanha, o direitista Milei sugeriu que hesitaria em fazer negócios com o Brasil, o principal parceiro comercial da Argentina, chamando Lula de “comunista raivoso” e “socialista com vocação totalitária”.
O encontro de Mondino com Vieira ocorre após Milei, na semana passada, também suavizar o tom com a liderança comunista da China, agradecendo ao presidente Xi Jinping por uma carta de felicitações. A China é o segundo maior parceiro comercial da Argentina.