AgroTimes

Algodão: Oferta global elevada da pluma, acima da demanda, pressiona cotações

06 dez 2023, 9:07 - atualizado em 06 dez 2023, 9:09
algodão cepea
Vendedores de algodão estiveram focados no cumprimento dos contratos a termo, no beneficiamento da safra 22/23 e na semeadura do novo ciclo (Imagem: REUTERS/Randall Hill)

Os preços do algodão em pluma caíram em novembro, influenciados sobretudo por expectativas de oferta global acima da demanda na atual temporada.

Entre 31 de outubro e 30 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, recuou 3,88%, fechando a R$ 3,8628 por libra-peso no dia 30.

A média do indicador de novembro, de R$ 3,8958 por libra-peso, foi a menor desde julho/23, ficando 3,53% abaixo da de outubro/23 e 22,46% inferior à de novembro/22, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de outubro/23).

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vendedores estiveram focados no cumprimento dos contratos a termo, no beneficiamento da safra 22/23 e na semeadura da nova temporada.

Além disso, agentes priorizaram as exportações ao longo de novembro. Do lado da demanda, indústrias mostraram interesse em novas aquisições apenas para o curto prazo, elevando um pouco as compras no encerramento do mês, visando se programar para o período de final de ano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar