BusinessTimes

Alexa, da Amazon, aprende hindi e “hinglish” para elevar vendas

18 set 2019, 14:17 - atualizado em 18 set 2019, 14:17
A assistente de voz permite que os clientes escolham músicas, recebam notícias de Bollywood, atualizações de críquete e outros tópicos em hindi e hinglish no Echo e outros alto-falantes inteligentes controlados por voz (Imagem: Gabby Jones/Bloomberg)

A Alexa, assistente de voz digital da Amazon.com, aprendeu hindi em apenas alguns anos.

Lançada na Índia em 2017, a Alexa agora passa por uma grande reformulação em um dos maiores mercados de varejo do mundo. A partir de quarta-feira, a Amazon lança uma versão que fala hindi e hinglish – uma mistura com o inglês. A Alexa também pode alternar automaticamente entre os três idiomas. As novas versões dos alto-falantes Alexa e Echo chegam ao mercado a tempo da temporada de compras de Diwali.

A assistente de voz permite que os clientes escolham músicas, recebam notícias de Bollywood, atualizações de críquete e outros tópicos em hindi e hinglish no Echo e outros alto-falantes inteligentes controlados por voz. A assistente digital responderá com um inconfundível sotaque indiano a perguntas em hinglish, como “Alexa, Bollywood ke hottest gane sunao” e “Volume badhao“ (para pedir os sucessos mais recentes de Bollywood e aumentar o volume, respectivamente).

Gigantes da tecnologia como Apple e Google têm o país com 1,3 bilhão de habitantes no radar, treinando assistentes virtuais na heterogeneidade de seus idiomas e subculturas. A Alphabet, que controla o Google, também introduziu um assistente para falar hinglish, enquanto a Apple contratou nativos para aperfeiçoar o atendimento da Siri. No caso da Amazon, a Alexa pode ser fundamental em uma batalha contra o Walmart em uma das arenas de comércio eletrônico que mais cresce no mundo, uma disputa na qual a varejista on-line de Seattle apostou pelo menos US$ 5,5 bilhões.

Até agora, a assistente virtual da Amazon tinha um vocabulário limitado de nomes, lugares e músicas populares em hindi e cerca de uma dúzia de idiomas oficiais do país.

A compreensão do hindi e do hinglish é essencial para empresas que têm como alvo usuários da Internet novatos no interior do país, que entram rapidamente no mercado on-line graças a aparelhos e pacotes de dados móveis mais baratos. A base de usuários de Internet em hindi deve superar os usuários de Internet em inglês da Índia até 2021, segundo a consultoria KPMG. Mas, mesmo o hindi, tem dezenas de dialetos e variações regionais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.