Alerta de Musk sobre lançamento ‘aguardadíssimo’ da Tesla (TSLA) leva montadora a tombar 10%
Os mercados estão revoltos com a Tesla (TSLA). As ações da montadora mais valiosa do mundo tombam quase 9% em Nova York, após a divulgação dos resultados trimestrais da companhia na noite de ontem (18).
A companhia viu o lucro encolher 37% no confronto anual, aos US$ 0.66 por ação (EPS), para o menor nível em dois anos. A margem bruta dos lucros caiu para 17,9% abaixo dos 25,1% observados um ano antes, quando a empresa ainda não havia iniciado os cortes de preço.
Mas segundo analistas do mercado americano, o que deixou os investidores mais desconfortáveis foi o aumento de despesas da companhia, puxadas pelo Cybertruck e projetos de inteligência artificial (IA).
Musk joga balde gelado sobre expectativas com Cybertruck
Sobre o Cybertruck, a Tesla confirmou a intenção de fazer as primeiras entregas do modelo no dia 30 de novembro.
O caminhãozinho que parece ter saído de um filme futurista é o produto mais sofisticado da Tesla, em termos de tecnologia e dirigibilidade. O projeto foi anunciado pela primeira vez em 2019, mas a sua produção foi adiada múltiplas vezes ao longo dos últimos anos.
Desde então, outras montadoras conseguiram fazer suas próprias versões de pequenos caminhões elétriuitcos, incluindo o Ford F-150 Lightning e o R1T da Rivan. Apesar dos atrasos da Tesla, consumidores ainda guardam altas expectativas para o lançamento do modelo.
Durante a teleconferência, Elon Musk fez um aviso aos investidores mis ansiosos. “Tomará de 12 a 18 meses para que [o Cybertruck] se torne um contribuinte positivo para o caixa da Tesla”, endereçou o CEO.
O homem mais rico do mundo cita “desafios enormes” para que se escalone o volume de produção e espera que a montadora alcance um ritmo de produção de 250 mil unidades em 2025.
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Tesla mantém previsão de vendas para 2023
Apesar da queda no volume de vendas no trimestre passado, a fabricante também manteve a meta anual de vendas de 1,8 milhão de veículos.
A empresa justificou a queda de entregas a atualizações sazonais na produção que visam diminuir o custo unitário dos carros elétricos.
Alguns analistas disseram que a empresa pode cortar ainda mais os preços para atingir o objetivo, diante de aumento da concorrência e de uma desaceleração mais ampla na demanda por veículos elétricos.
A receita da Tesla no terceiro trimestre passado aumentou 9%, para US$ 23,35 bilhões, em comparação com estimativa de analistas de US$ 24,1 bilhões, no ritmo mais lento de crescimento em três anos