Alerta de golpe: executivo da Circle (USDC) é hackeado e CEO alerta sobre fraude
Dante Disparte, executivo da Circle, empresa emissora da stablecoin USDC, publicou em seu Twitter nesta quarta-feira (22) uma oportunidade única. Ele oferecia criptomoedas de graça para quem acessasse o link.
No entanto, para a infelicidade de muitos, a promessa não passava de um golpe. Na verdade, a conta do executivo foi invadida por hackers, que publicaram a oferta gratuita.
O tópico no Twitter da conta do diretor de estratégia e chefe de política global da Circle prometia um “bônus único” para usuários do USDC. O tópico compartilhava um link para um site no qual os usuários poderiam reivindicar um “airdrop” [distribuição gratuita] do USDC. Mas o link do site não faz parte do domínio do Circle.
Logo em seguida, o CEO da Circle, Jeremy Allaire, twittou para dizer que a conta foi hackeada, bem como a conta oficial da empresa.
@ddisparte Twitter account was hacked. https://t.co/pItTHAG9Al
— Jeremy Allaire (@jerallaire) March 22, 2023
- Entre para o Telegram do Crypto Times!
Acesse as notícias do mundo cripto em tempo real. Clique aqui e faça parte!
Além de hackear conta, invasor cutuca ferida recente
O argumento de engenharia social utilizado pelos invasores foi relacionado à recente perda de paridade ao dólar que a stablecoin sofreu. A “oportunidade única” foi atrelada a uma falsa maneira da empresa se responsabilizar do acontecido.
“Ei, comunidade Circle! Queremos dedicar um momento para abordar o recente ‘depeg’ do USDC e assegurar aos nossos detentores que estamos comprometidos em manter a estabilidade do token”, escreveu o invasor por meio da conta do executivo.
A perda de paridade (‘depeg’) assustou alguns investidores no fim de semana do dia 11 deste mês.
O evento ocorreu logo após a quebra do SVB e em comunicado da Circle, desta vez oficial, afirmava que uma parte das reservas estavam custodiadas no banco do Vale do Sílicio.