Alemanha priorizará transporte ferroviário de itens essenciais de energia se nível do rio Reno piorar
A Alemanha planeja dar prioridade ao transporte de materiais e equipamentos essenciais para a produção de energia pelas redes ferroviárias do país caso os níveis de água do rio Reno caiam ainda mais e prejudiquem o transporte fluvial, mostrou um esboço de decreto.
A DB Netz, o braço de rede ferroviária da operadora ferroviária Deutsche Bahn, já reformulou as condições de uso para dar preferência a trens que transportam produtos de petróleo mineral e carvão para geradores, conforme a Alemanha enfrenta uma crise de energia.
“O objetivo é garantir o funcionamento contínuo de usinas, refinarias, redes elétricas e outras infraestruturas relevantes para o sistema”, disse o esboço, elaborado pelos ministérios dos Transportes e da Economia, visto pela Reuters.
O texto também fez referência aos equipamentos de gás e transformadores para produção e transmissão de energia, que seriam priorizados em relação aos serviços de passageiros e outros requisitos industriais.
O gabinete do governo da Alemanha precisa aprovar a legislação provisória, que seria limitada a seis meses, segundo o esboço.
Os níveis de água no Reno estão baixos devido ao clima excepcionalmente quente e seco, impossibilitando que muitos navios naveguem nessa rota de transporte crítica com carga total.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!