Alemanha: Índice Ifo de clima de negócios cai à mínima em 2 anos
O índice sobre o clima de negócios na Alemanha caiu a 88,6 em julho, no menor nível desde junho de 2020, informou o Instituto Ifo. O resultado reflete os altos preços da energia e a escassez de gás russo.
O dado do mês anterior foi revisado para 92,2. A abertura do indicador neste mês mostra que o avaliação da situação atual na Alemanha caiu de 99,4 para 97,7, no mesmo período, enquanto o índice referente às expectativas de negócios cedeu de 85,5 para 80,3, na passagem de junho para julho.
Ainda segundo o Instituto Ifo, o sentimento para os negócios piorou em todos os setores, entre junho e julho. Na manufatura, passou de zero para -7,1; nos serviços tombou de 10,9 para 0,9; enquanto no comércio ficou ainda mais negativo, a -21,6, de -14,7 antes, assim como na construção civil (de -9,5 para -17).
“O sentimento nos negócios na Alemanha esfriou significativamente”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest. Segundo ele, as empresas alemãs esperam que os negócios se tornem muito mais difíceis nos próximos meses e também estão menos satisfeitas com sua situação atual. “A Alemanha está à beira de uma recessão”, disse Fuest.
?Money Times é Top 10 em Investimentos!?
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!