Internacional

Alemanha: Índice GfK de sentimento do consumidor renova recorde de baixa

27 jul 2022, 7:27 - atualizado em 27 jul 2022, 7:27
Consumo Alemanha
Sentimento do consumidor na Alemanha cai para nova mínima recorde em agosto, em meio a preocupações com inflação e guerra na Ucrânia (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

O indicador GfK de sentimento do consumidor na Alemanha caiu para um novo recorde de baixa em agosto, a -30,6, ante um dado revisado de -27,7 em julho.

O resultado reflete os crescentes temores dos alemães com os riscos de recessão e preocupações com a escassez de oferta de gás natural, com o impacto da guerra na Ucrânia e das cadeias de suprimentos interrompidas, o que, somados, elevam ainda mais os preços de energia e alimentos.

A abertura do indicador mostra que o subíndice de expectativas econômicas caiu 6,5 pontos, a -18,2, no nível mais baixo desde abril de 2020, quando a Alemanha teve o primeiro lockdown por causa do coronavírus. Além disso, o índice sobre as expectativas em relação à renda tombou 12,2 pontos, para uma baixa recorde de -45,7, enquanto a propensão para compras caiu 0,8 ponto para -14,5, na leitura mais baixa desde outubro de 2008.

“Além das preocupações com cadeias de suprimentos interrompidas, a guerra na Ucrânia e os preços crescentes de energia e alimentos, agora há preocupações sobre o fornecimento de gás suficiente para empresas e residências no próximo inverno”, disse Rolf Buerkl, especialista em consumo da GfK.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Editora-chefe
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.
olivia.bulla@moneytimes.com.br
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.
Leia mais sobre: