Alemanha espera acordo sobre nova reserva do FMI para ajudar países mais pobres na pandemia
A Alemanha espera apoio esta semana para uma nova reserva de 650 bilhões de dólares em Direitos Especiais de Saque (SDR, na sigla em inglês) do Fundo Monetário Internacional para ajudar os países a lidar com a pandemia e suas consequências econômicas, disseram fontes oficiais nesta terça-feira.
“Esse é um número razoável”, disse um funcionário sênior do Ministério das Finanças alemão antes das reuniões virtuais do FMI e do Banco Mundial.
Com o novo governo dos EUA apoiando a medida, agora existe um amplo entendimento entre os membros do FMI em reforçar as reservas de emergência do fundo e um acordo esta semana abrirá caminho para o dinheiro adicional ficar disponível a partir de agosto, disse o funcionário.
A nova reserva beneficiará os países que mais lutam contra a pandemia, já que cerca de 42% dos novos fundos irão para os países mais pobres do mundo, acrescentou.
Os índices de vacinação e o desenvolvimento econômico estão divergindo amplamente em todo o mundo, portanto, o movimento para apoiar a reserva de emergência do FMI visa reduzir a discrepância de recuperação entre países ricos e pobres.