Internacional

Alemanha considera comprar sistema antimíssil, diz chanceler Scholz

28 mar 2022, 9:54 - atualizado em 28 mar 2022, 9:54
“Esta é certamente uma das questões que estamos discutindo, e por bons motivos”, disse ele à emissora pública ARD quando perguntado se a Alemanha poderia comprar um sistema de defesa como o Domo de Ferro, de Israel (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

A Alemanha está considerando adquirir um sistema de defesa antimíssil para se proteger de um potencial ataque da Rússia, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, na noite de domingo.

“Esta é certamente uma das questões que estamos discutindo, e por bons motivos”, disse ele à emissora pública ARD quando perguntado se a Alemanha poderia comprar um sistema de defesa como o Domo de Ferro, de Israel.

Ele não especificou que tipo de sistema a Alemanha está avaliando.

Quando perguntado se a Alemanha pretendia adquirir um sistema de defesa antimíssil com um alcance mais longo do que suas baterias existentes, Scholz disse: “Precisamos estar cientes de que temos um vizinho que está preparado para usar a violência para fazer valer seus interesses”.

O jornal Bild am Sonntag noticiou mais cedo que um escudo de defesa antimíssil para todo o território da Alemanha foi um dos tópicos discutidos por Scholz em encontro com Eberhard Zorn, o chefe da defesa alemã.

Especificamente, eles falaram sobre uma possível aquisição do sistema israelense “Flecha 3”, disse o jornal.

O Ministério da Defesa se recusou a comentar a reportagem. O Ministério da Defesa de Israel não tinha nenhum comentário imediato.

Em um discurso marcante dias após a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, Scholz anunciou que a Alemanha aumentaria drasticamente seus gastos com defesa para mais de 2% de sua produção econômica e injetaria 100 bilhões de euros na área de defesa.

A Rússia diz que os objetivos do que Putin chama de “operação militar especial” incluem a desmilitarização e “desnazificação” de seu vizinho. A Ucrânia e seus aliados ocidentais chamam isto de um pretexto para uma invasão não provocada.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar