Giro de Indicadores

Além do IPCA: Veja 7 indicadores que estão mexendo com as bolsas nesta terça-feira (11)

11 abr 2023, 12:09 - atualizado em 11 abr 2023, 12:09
Ibovespa, indicadores
O destaque do dia entre os indicadores é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que desacelerou em março. (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de março. O resultado surpreendeu o mercado: a inflação subiu 0,71%, desacelerando-se em relação à alta de 0,84% apurada em fevereiro.

O indicador desacelerou a alta acumulada em 12 meses até março para +4,65%, de +5,60% no mês anterior. Com isso, a inflação está dentro da meta e abre espaço para cortes na taxa Selic.

Por volta das 11h50, o Ibovespa (IBOV) subia 0,98%. Já em Wall Street, Nasdaq caia 0,74%, S&P 500 caia 0,46% e Dow Jones recuava 0,01%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta terça-feira (11)

IPC/Fipe
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), índice que mede a inflação na cidade de São Paulo, registrou alta de 0,41% na primeira quadrissemana de abril. Três dos sete componentes avaliados subiram: alimentação (+0,61%), saúde (+0,73%) e vestuário (+0,92%).

Varejo
Na Zona do Euro, as vendas no varejo caíram 0,8% em fevereiro, segundo dados do Eurostat. Na comparação anual, o indicador registra queda de 3%.

CPI e PPI
Na China, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês) subiu 0,7% em março ao nível anualizado. Também foram divulgados dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que registrou queda de 2,5%.

IPC-S
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) subiu 0,70% na primeira quadrissemana de abril. O índice acumula alta de 3,65% nos últimos 12 meses.

INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação percebida por famílias com renda entre um e cinco salários mínimos mensais, teve alta de 0,64% em março, abaixo do registrado no mês anterior (0,77%). Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,36%.

INCC
O Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) subiu 0,20% em março, ficando acima da taxa registrada em fevereiro (0,08%). O acumulado nos últimos doze meses foi para 9,06%.

O custo nacional da construção, por metro quadrado, passou de R$ 1.685,74 para R$ 1.689,13. Já a mão de obra subiu 0,40%.

*Com Reuters e BDM

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.