Giro do Mercado

Alavancagem de fundos imobiliários deve ser maior ponto de atenção para o ano, diz analista da Empiricus Research

08 jan 2025, 17:04 - atualizado em 08 jan 2025, 17:16

A alavancagem dos fundos imobiliários deve ser o principal fator de atenção no ano, devido ao cenário de alta de juros, disse Caio Araújo, analista da Empiricus Research no Giro do Mercado desta quarta-feira (8).

Segundo Araújo, o aumento das despesas financeiras decorrente da alavancagem pode resultar na redução dos rendimentos para determinados fundos imobiliários, ou até mesmo na necessidade de renegociação da dívida.

O analista indica que o melhor é ter na carteira todas as categorias de fundos imobiliários, como por exemplo, aqueles que investem diretamente em imóveis e shoppings. Ele pondera, no entanto, a necessidade de se manter seletivo com a qualidade, optando por papéis que apresentem menos oscilações.

Já para a categoria mais atrativa, Araújo aponta os fundos imobiliários na categoria de crédito como os que podem oferecer uma maior rentabilidade e com retornos em torno de IPCA +9% a 10% ou CDI + 2% a 3% ao ano, devido ao cenário de alto juros e perspectiva de aumento do CDI.

Por outro lado, Araújo pontua que a categoria pode oferecer risco de inadimplência devido ao cenário econômico incerto para o próximo ano.

Para janeiro, o analista diz que a tendência é de ser um mês volátil mas ainda com possíveis oportunidades semelhantes ao início de dezembro, quando foram influenciadas pela alta da Selic.

‘’ Na segunda quinzena de dezembro vimos uma recuperação contundente do índice, onde alguns fundos subiram mais de 10 ou 15% no período’’, disse.

Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.
raquel.lauren@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.
Leia mais sobre: