BusinessTimes

Airbus alivia pressão sobre fornecedores, mas mantém metas de produção, diz Reuters

21 set 2022, 15:55 - atualizado em 21 set 2022, 15:56
Airbus
“A meta de produção mensal da família A320 de 75 unidades para 2025 permanece inalterada”, afirmou um porta-voz da Airbus nesta quarta-feira (Imagem: REUTERS/Stephane Mahe)

Airbus está discretamente aliviando a pressão sobre os fornecedores para que se comprometam com um aumento acentuado da produção para 75 jatos de fuselagem estreita por mês até meados da década, em meio a dificuldades na cadeia de suprimentos, disseram fontes do setor.

Oficialmente, a empresa continua com a meta de alcançar produção de 75 jatos de fuselagem estreita por mês em 2025.

Em julho, a companhia adiou em seis meses, para o início de 2024, uma meta provisória de 65 jatos da família A320 por mês, citando problemas na cadeia de suprimentos.

É provável que a empresa reafirme ambas as metas de produção em uma reunião com investidores no final desta semana, disseram fontes do setor.

Mas à medida que mais fornecedores alertam sobre a escassez de peças e mão de obra, a Airbus reconheceu nos bastidores os desafios de atingir a meta mais alta até 2025, mesmo mantendo a de 65 por mês –atualmente são 50 ou mais–, disseram as fontes.

Os pedidos de planos detalhados de como os fornecedores chegarão aos 75 estão “ficando silenciosos”, disse uma fonte aeroespacial sênior à Reuters.

“A meta de produção mensal da família A320 de 75 unidades para 2025 permanece inalterada”, afirmou um porta-voz da Airbus nesta quarta-feira.

Greg Hayes, presidente-executivo da Raytheon Technologies, maior fornecedora aeroespacial do mundo, questionou na semana passada a meta.

“Se você der uma olhada nas projeções para a Airbus, achamos que a Airbus em 2025 terá 65 (em um mês). E Guillaume (Faury, presidente-executivo da Airbus) pode falar em 75, mas nós achamos que 65 é viável”, disse ele em uma conferência do Morgan Stanley.

Outros dizem que a meta final é alcançável, mas não antes de 2026.

“Haverá solavancos ao longo do caminho. Eles podem chegar a 75 (por mês), mas não necessariamente até 2025”, disse à Reuters o presidente-executivo da BOC Aviation, Robert Martin.

Muito dependerá de os fabricantes conseguirem resolver as dificuldades da cadeia de suprimentos no próximo ano, disse ele.

“Mas então temos um problema diferente: potencialmente há um problema de demanda, que é o que acontece na Europa em particular.”

O porta-voz da Airbus disse na quarta-feira que as decisões de produção da empresa seguem “análise da demanda global” e uma avaliação do ecossistema industrial.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar