Mercados

Airbnb precifica IPO a US$ 68 por ação

10 dez 2020, 9:10 - atualizado em 10 dez 2020, 9:10
Airbnb
A Airbnb planejava vender cerca de 51 milhões de ações entre 56 e 60 dólares cada (Imagem: Facebook/Airbnb)

A Airbnb Inc comunicou no final da quarta-feira que precificou sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) a 68 dólares por papel, acima de sua faixa de preço desejada, levantando cerca de 3,5 bilhões de dólares.

O IPO avalia a Airbnb em 47,3 bilhões de dólares, após a empresa norte-americana de aluguel de residências por aplicativo ser duramente atingida pelas restrições de viagens usadas para conter a pandemia de Covid-19.

A Airbnb planejava vender cerca de 51 milhões de ações entre 56 a 60 dólares por ação, faixa que já havia sido elevada de plano anterior de 44 a 50 dólares por ação.

O IPO da Airbnb é o maior de uma empresa que opera nos EUA em 2020, que tem sido um ano movimentado para as listagens no mercado norte-americano, com empresas como as de tecnologia DoorDash e Snowflake listando seus papéis.

A oferta de ações também marca um retorno espetacular para a Airbnb depois que sofreu uma queda acentuada nas reservas e um aumento nos cancelamentos na esteira da disseminação do coronavírus pelo mundo nove meses atrás, forçando governos a proibir viagens e adotar regras de distanciamento social.

Em abril, a Airbnb levantou 1 bilhão de dólares das empresas de private equity Silver Lake e Sixth Street Partners, buscando aumentar suas reservas de caixa em meio a uma queda na receita.

Essa operação avaliou a Airbnb em 18 bilhões de dólares, abaixo do valuation de 26 bilhões de dólares no começo de março, disse uma fonte à Reuters.

A Airbnb também lançou uma série de medidas de corte de custos, incluindo suspender contratações e atividades de marketing e cortar salários de executivos, em um esforço para economizar até 800 milhões de dólares este ano, disseram fontes à Reuters.

Airbnb
Em abril, a Airbnb levantou 1 bilhão de dólares das empresas de private equity Silver Lake e Sixth Street Partners, buscando aumentar suas reservas de caixa em meio a uma queda na receita (Imagem: Facebook/Airbnb)

Conforme os bloqueios diminuíram e com mais viajantes optando por reservar casas em vez de hotéis, a receita do Airbnb se recuperou de uma queda no verão no hemisfério norte para chegar a 1,34 bilhão de dólares no terceiro trimestre.

A empresa também registrou um lucro de 219,3 milhões de dólares, ligeiramente abaixo dos 266,7 milhões do ano anterior.

A Airbnb foi fundada em 2008 por Brian Chesky e Joe Gebbia como um site para aceitar reservas de quartos durante conferências, incluindo a Convenção Nacional Democrata daquele ano em Denver.

Entre os investidores do Airbnb estão as empresas de capital de risco Sequoia Capital e Andreessen Horowitz, o ator de Hollywood Ashton Kutcher, gestoras como General Atlantic, TPG, Hillhouse Capital, além de Vanguard Group e Fidelity Investments.

As ações da empresa começam a ser negociadas na Nasdaq nesta quinta-feira com o código “ABNB”.

Morgan Stanley e Goldman Sachs são os principais coordenadores da oferta do Airbnb.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar