CryptoTimes

Ainda vale a pena investir em Bitcoin (BTC) neste ano? Veja quais são as criptomoedas mais promissoras para 2025

23 out 2024, 18:17 - atualizado em 23 out 2024, 20:09
bitcoin-btc-criptomoedas
Ainda vale a pena investir em Bitcoin (BTC) neste ano? (Imagem: iStock/Jirapong Manustrong)

Apesar dos momentos de incerteza no mercado cripto, com eleições dos Estados Unidos, alguns analistas acreditam que o investimento em Bitcoin ainda vale a pena.

O BTC opera em queda de 1,43%, a US$ 66.536,41. Apesar disso, desde outubro de 2023, a criptomoeda valorizou cerca de 101,2%.



De acordo com o Mercado Bitcoin, a previsibilidade do número de moedas emitidas e autonomia desse sistema atrai o investimento no criptoativo. “Ao permitir que o próprio usuário armazene seus valores e verifique saldos e transações, o bitcoin revolucionou as finanças”, afirmou.

Devido ao seu sistema de criptografia em seu banco de dados blockchain, a corretora acredita que o bitcoin se diferencia das diversas criptomoedas no mercado. Este diferencial do BTC está em seus 15 anos de manutenção das regras de emissão e circulação de moedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as previsões para o BTC no próximo ano?

Para 2025, os analistas do Mercado Bitcoin estão confiantes na valorização do bitcoin, especialmente após o início do ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve, em setembro de 2024.

“Esse cenário (redução dos juros) impulsiona o apetite por risco entre os investidores, que passam a buscar alternativas com maior potencial”, explicam. “Nesse contexto, o bitcoin se destaca, pois, ao contrário do mercado tradicional, possui a vantagem da oferta limitada”.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Além disso, os analistas afirmam que o potencial de adoção do bitcoin como reserva de valor e meio de troca ainda é enorme. Contudo, ressaltam que, por não ter se consolidado como base de sistemas de pagamento, seu preço tende a ser altamente volátil.

“O desafio para os investidores é equilibrar o potencial de valorização do bitcoin com sua volatilidade, ajustando a alocação de acordo com o perfil de risco e os objetivos financeiros”, destacam.

As criptomoedas mais promissoras para 2025

Além do Bitcoin, outras criptomoedas também tem um grande potencial de valorização à frente.

A pedido do Money Times, a analista técnica e trader parceira da corretora Ripio, Ana de Mattos, listou dois criptoativos considerados por ela muito promissores: Solana e Ondo.

Solana

A Solana (SOL) foi uma das criptomoedas que se desempenharam melhor ao longo deste ano. Segundo a analista, seu ecossistema continua em desenvolvimento e está aquecido para receber diversos projetos descentralizados em 2025.

“O ecossistema está quente, com alto número de endereços ativos e com a construção de diversas soluções nos setores de DeFi, Games, Social, Infraestrutura”, explica Mattos. “A plataforma também serviu de base para o desenvolvimento da última narrativa do mercado cripto – as memecoins”.

A Solana ainda não revisitou sua máxima histórica, em US$ 210,00, estando cerca de 20% longe do seu valor mais alto. Apesar disso, a analista acredita que 2025 tende ser um ano para desenvolvimento de dApps utilizando redes mais baratas e rápidas.

Ondo

Outra criptomoeda com grande potencial para o próximo ano é a Ondo (ONDO), que está atualmente em 66º no ranking de capitalização de mercado.

Esta criptomoeda é a ponte entre o mundo DeFi e o TradFi, que conecta as finanças descentralizadas com os ativos das finanças tradicionais. Sua principal característica é a tokenização de ativos do mundo real, como títulos do tesouro e ETFs.

“Ao tokenizar títulos e ativos do mundo real, a Ondo permite o investimento em uma variedade maior de ativos, tudo em uma única plataforma”, afirmou Mattos. “A narrativa de RWA (Real World Assets) performou muito bem em 2024 e estará ainda mais aquecida em 2025”.

Contudo, a analista alerta dois cuidados que o investidor deve tomar: a liberação de mais tokens; e a assimetria entre risco e retorno no preço da ONDO.

Para a primeira, Mattos explica que esta liberação está prevista para o dia 18 de janeiro de 2025. Normalmente, com a liberação massiva de novos tokens em circulação, os preços tendem a sentir a força vendedora.

Por isso, a analista explica que é importante buscar por compras no momento certo e após passar a euforia da liberação.

Já para a segunda, a explicação é de que, dentro da narrativa de RWA, a Ondo é uma das que menos valorizou durante 2024. Contudo, para um “bom investidor”, isso pode significar oportunidades de fazer compras por preços mais baratos, avalia.