Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Opinião: Ainda nebuloso… O que está pegando com a taxa de câmbio?

15/10/2019 - 16:10
Colunista discorre sobre cenário para taxa de câmbio (Imagem: Pixabay)

Qual é causa para o cenário ainda nebuloso?

A causa, por um lado: EUA e China começam a ensaiar um acordo comercial, que será em fases. Verdade que já ouvimos essa conversa antes e que essa novela é cheia de altos e baixos.

Mas há sinais de que “agora vai”, mesmo porque a China já está fazendo a parte dela de importar mais produtos norte-americanos; e os EUA, por sua vez, suspenderam o aumento de tarifas de produtos importados chineses.

Isso deveria ser muito positivo para preços no mercado…

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Entretanto, por outro lado, as projeções de crescimento econômico recém-divulgados pelo FMI sugerem que toda essa novela não deve passar em vão: o PIB mundial pode sofrer até -0,8pp no ano que vem.

Além disso, seus números mostram que a China está em trajetória de desaceleração e, por consequência, os países emergentes também sofreram revisão para baixo das projeções de PIB.

Ademais, internamente estamos muito abalados em termos políticos: queda de popularidade do Presidente, rixa da família Bolsonaro com parte do PSL, Congresso demandando benesses…

A consequência, por outro: não há fluxo financeiro vindo para o Brasil.

Com isso, os preços dos ativos ficam dependendo do pequeno fluxo local. Assim, mesmo que a Bolsa de Valores alcance pontuações históricas, a taxa de câmbio não acompanha.

É isso que está pegando no momento.

Leia mais sobre: Câmbio, Economia, Ourinvest, Política

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 15/10/2019 - 16:28