Ainda não há comprador para tecnologia 5G, afirma Huawei
O bilionário Ren Zhengfei, fundador da Huawei Technologies, disse que ainda não houve negociações diretas com qualquer empresa dos Estados Unidos desde sua oferta de licenciar todo o portfólio de tecnologia de rede de quinta geração da gigante chinesa.
O comentário do executivo contradiz informações de que a fornecedora chinesa de equipamentos de telecomunicações estaria em negociações com potenciais compradores para um contrato.
“Não há empresas americanas conversando conosco”, disse Ren a um painel em Shenzhen moderado pela Bloomberg Television. “Como é uma decisão muito grande e difícil de tomar, as grandes empresas precisam avaliá-la seriamente”, disse. Se um comprador aparecer, os bancos de investimento poderão ser chamados para facilitar um acordo, acrescentou.
Em setembro, Ren disse que a Huawei estaria pronta para licenciar sua tecnologia 5G, incluindo design de chips, hardware e código-fonte, para um único licenciado exclusivo. A empresa deveria ser dos EUA, porque a Europa possui concorrentes próximos, como Nokia e Ericsson, e não precisa de ajuda para competir, acrescentou.
A Huawei, acusada pelo governo Donald Trump de ajudar Pequim em espionagem enquanto lidera as ambições da China de se tornar uma superpotência tecnológica, tenta recuperar os negócios e fortalecer a confiança em seus produtos. A empresa negou repetidamente tais alegações.
A segunda maior fabricante de smartphones do mundo espera que seus embarques de celulares aumentem até 21% em 2019, para 250 milhões de unidades, desafiando a proibição de exportação dos EUA que impede a Huawei de comprar componentes norte-americanos.