O Melhor do Seu Dinheiro

Ainda bem que isso acaba: O Ibovespa em agosto, Petrobras paga menos dividendos no 2T23, a bolha da Nvidia e outros destaques do dia

31 ago 2023, 8:08 - atualizado em 31 ago 2023, 8:10
ação que superou o ibovespa
O Ibovespa entra no último pregão do mês 3,6% abaixo de quando agosto começou. (Imagem: Shutterstock)

Agosto de 2023 chega ao fim como um mês cruel para o Ibovespa. Quando menos se esperava, o principal índice da bolsa brasileira engatou a pior série de fechamentos em queda de sua história. Foram 13 recuos seguidos.

O Ibovespa até se recuperou um pouquinho na sequência, mas hoje entra no último pregão do mês 3,6% abaixo de quando agosto começou.

Somente uma alta muito fora da curva levará a bolsa a uma virada de jogo. E, embora a quinta-feira tenha amanhecido levemente positiva para os ativos de risco, um gatilho tão potente parece improvável neste instante.

Lá fora, os investidores aguardam os números do PCE de julho. O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária.

Para além do PCE, Wall Street está na expectativa em relação ao payroll, que detalha a situação do mercado de trabalho nos Estados Unidos. Mas esse indicador só virá à tona amanhã.

Ainda no campo do emprego, desemprego e afins, o IBGE divulga hoje a PNAD contínua de julho. Enquanto isso, o mercado financeiro segue repercutindo o andamento da pauta econômica em Brasília.

Ontem, o dia foi de ganhos e perdas para o Planalto. O governo recuperou o voto de qualidade no Carf, mas levou uma rasteira com o PL da desoneração da folha de pagamentos, que agora volta para o Senado.

Para hoje, as atenções dos investidores estarão voltadas para a apresentação do Orçamento de 2024. O que todo mundo quer saber é onde o governo vai arrumar R$ 168 bilhões para zerar o déficit primário já no ano que vem.

Para ficar por dentro do último pregão deste mês do cachorro louco, a melhor escolha é acompanhar a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

ATENÇÃO, ACIONISTA!
Dividendos: Petrobras (PETR4) faz o maior corte em pagamentos a acionistas no mundo. 
O pagamento feito pela estatal caiu 64,9% entre abril e junho deste ano, para US$ 3,4 bilhões. Saiba qual foi a empresa que mais distribuiu proventos no 2T23. 

NO LIMITE DA POISON PILL
Globo avança nas telas da Eletromidia e atinge 27% do capital após empresa mudar ‘pílula de veneno’. 
Cresce a expectativa de que a gigante televisiva faça oferta para fechar o capital da Eletromidia. A ação ELMD3 acumula alta de 50% na B3 em 2023.

ONDE INVESTIR?
Itaú Unibanco abre recomendação de clientes endinheirados para toda a base de investidores.
 Atualmente, a maior aposta da instituição é em juro real, mas a bolsa brasileira ganhou força na estratégia de investimento. Veja as indicações.

ESTRADA DO FUTURO
A disparada das ações da Nvidia é só mais uma bolha de tecnologia (e está tudo bem).
 Na visão do colunista Richard Camargo, o instinto do mercado em inflar os preços de ativos como os da Nvidia e fazer previsões demasiadamente otimistas é exatamente o mesmo de 20 anos atrás.

32 HORAS POR SEMANA
Semana de quatro dias úteis virando realidade? Saiba quais são as empresas que vão participar do projeto-piloto no Brasil.
 A organização Reconnect Happiness at Work anunciou o nome de 15 companhias que testaram a jornada reduzida.

Uma boa quinta-feira para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar