AGU estuda como questionar privatização da Eletrobras (ELET3), diz Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União iniciou estudo para verificar o que pode ser feito do ponto de vista jurídico para questionar pontos da privatização da Eletrobras (ELET3) , a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou a Agência Brasil nesta terça-feira.
Na semana passada, Lula havia afirmado a jornalistas que a AGU pediria na Justiça a revisão do contrato de privatização da elétrica, citando que o processo teria sido “errático” e “quase que uma bandidagem”.
A privatização da Eletrobras foi aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, sob críticas de partidos de esquerda como o PT, de Lula.
O movimento da AGU pressionou as ações da Eletrobras, que chegaram a cair quase 5% no pior momento da sessão desta terça-feira.
Segundo a Agência Brasil, a Associação dos Empregados da Eletrobras apontou que, se o governo quiser ter o controle da empresa outra vez, terá de pagar mais de 160 bilhões de reais, bem acima dos 33 bilhões de reais obtidos pelo governo Bolsonaro com a venda do controle da companhia em junho de 2022.